Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Certificação Encceja/Enem
Incio do contedo da pgina

Certificação do Ensino Médio por meio do Enem ou do Encceja

Criado: Segunda, 19 de Março de 2018, 10h10

Após cada edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou, em anos anteriores, a cada edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o IFSP publica editais para que os candidatos que optaram por receber a certificação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, possam solicitar o Certificado ou a Declaração de Proficiência Parcial. Estes editais são publicados pela Reitoria do IFSP e neles constam a pontuação e documentação necessária, além dos prazos para emissão dos documentos após sua solicitação.

Em geral, as solicitações são online e é possível acompanhar sua solicitação pelo site e, quando estiver disponível para retirada, basta procurar a secretaria do câmpus com os documentos a seguir relacionados:

  1. Original e cópia do documento de identidade com foto.
  2. Original e cópia do CPF.
  3. Original e cópia da certidão de nascimento ou casamento.
  4. Boletim Individual com as notas obtidas no ENCCEJA 2017 (http://enccejanacional.inep.gov.br); ou no ENEM (https://enem.inep.gov.br/participante), de acordo com a edição do documento solicitado.

 

Utilizando as notas do Encceja para solicitar a certificação do Ensino Médio - saiba mais em https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/433-encceja-ifsp-divulga-edital-com-procedimentos-para-a-certificacao

Quem optou pelo IFSP como Instituição Certificadora do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), no exame de 2017, deve seguir as orientações do Edital nº 69/2018, que traz os procedimentos para a Certificação ou Declaração Parcial de Proficiência. A solicitação será feita online, a partir do dia 15 de abril, no site do IFSP: www.ifsp.edu.br, acessando a aba Comunidade (localizada no canto esquerdo da tela na página principal) e depois clicando no ícone Certificação Encceja.

Pode requerer o certificado o candidato com idade igual ou superior a 18 anos na data de realização da prova do Encceja 2017, que tenha indicado no ato da inscrição do exame um dos câmpus do IFSP e que tenha obtido nota igual ou maior a 5 (cinco) pontos na Redação, e notas iguais ou maiores a cem pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja 2017, constantes no edital.

No ato da solicitação, o candidato deverá indicar o câmpus do IFSP em que deseja retirar o documento. Após o requerimento, o sistema emitirá uma declaração na qual informará o prazo para retirada do documento final.

Em casos emergenciais, desde que comprovada a necessidade e urgência por meio de documentação, os candidatos que obtiveram proficiência em todas as áreas de conhecimento e na redação na edição do Encceja 2017, e que têm direito ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio, poderão requerer uma declaração de solicitação do certificado. Para isso, deverá dirigir-se a um dos câmpus do IFSP para realizar o pedido de forma presencial, munido dos documentos relacionados. O prazo para emissão da declaração de solicitação do certificado do Ensino Médio será de no máximo 5 dias úteis, de acordo com a demanda do Campus 

Saiba mais sobre o Encceja aqui

Documentos:

Edital nº 69/2018 (Tipo PDF, tamanho: 336, 9 KB).

Errata nº 1 (Tipo PDF, tamanho 281.57 KB)

Edital nº 88/2018 (Tipo PDF, tamanho: 1,6 MB).

 

 

Utilizando as notas do Enem para solicitar a certificação do Ensino Médio - saiba mais em  https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/82-navegar-por-perfil/comunidade/17-certificados-de-conclusao-do-ensino-medio-enem

Quem optou pelo IFSP como Instituição Certificadora do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre 2010 e 2016, deve fazer a solicitação do documento online, preenchendo os dados solicitados, no link disponível em https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/82-navegar-por-perfil/comunidade/17-certificados-de-conclusao-do-ensino-medio-enem

Fluxograma da Certificação pelo Enem no IFSP

 

registrado em:
Fim do contedo da pgina