Veja como foi a I Semana de Diversidade do Câmpus Bragança Paulista

Criado: Sexta, 25 de Novembro de 2016, 19h14

Entre os dias 16 e 20 de novembro, foi realizada no Câmpus Bragança Paulista do Instituto Federal de São Paulo a I Semana da Diversidade do IFSP-Bragança Paulista, em sintonia com a programação do município, que também realizou a sua Semana da Diversidade.

No IFSP, as atividades foram iniciadas na manhã do dia 16, ampliando conhecimentos sobre alteridade, respeito ao outro e ao diferente, durante a mesa de abertura que contou com a participação da estudante Maria Antonia Silveira de Oliveira (do curso Técnico Integrado em Mecânica) e dos professores Marcos Florindo, Fernando Rodrigues e Vitor Garcia, em sessão aberta pelo Diretor-Geral do câmpus, Mauricio Costa Carreira.

Durante a tarde, a professora Ivanilda Amado Cardoso discutiu com o corpo docente o tema das relações étnico-raciais no IFSP, inclusive com observação de aspectos dos planos de curso e de aula que podem ser melhorados no nosso Instituto Federal.

Ainda no primeiro dia, no período noturno foi realizada ainda a palestra do grupo “Women in Engineering”, ministrada pela engenheira Clarissa Moraes (UNICAMP), e que discutiu a presença das mulheres nas profissões de tecnologia. Foram enfatizadas as diferenças e desigualdades de gênero que ainda persistem nesses meios.

No dia 17, em atividade realizada diretamente com o corpo discente, foi realizada a palestra com professor Leonardo Borges da Cruz, do Câmpus Salto do IFSP, sobre “Alteridade e Direitos Humanos”. Na palestra, o professor tratou, de modo especial, os casos de racismo no ambiente escolar, que possibilitou pensar sobre igualdade, equidade, políticas afirmativas, construção da autoestima, etc. Os mesmos temas foram discutidos também, no término do dia, pelo professor de sociologia Marcos Florindo, em palestra para toda a comunidade.

Na sexta-feira, dia 18, foi realizada a “Oficina de tranças”, também com a professora Ivanilda Amado Cardoso. A atividade destacou a beleza afro e foi oportunidade para se tratar de questões como os conceitos e padrões vigentes de beleza e tudo o que uma pessoa pode vir a fazer em busca de um padrão que desrespeita a sua própria individualidade.

No sábado de manhã, dia 19, foi exibido o filme argentino “XXY”, que trata o tema da intersexualidade em um adolescente de quinze anos de idade. A atividade contou com a participação da professora Camila Godoi, mulher trans, engenheira química pela Unicamp.

Além destas atividades, nos intervalos da programação aconteceram performances e intervenções artístico-culturais que buscaram questionar, de modo lúdico, os papeis de gênero de um modo geral.

A semana com esporte, cultura e informação para todos e todas se estendeu até o domingo, com fechamento que contribuiu com a programação da semana na cidade. Este último dia foi marcado pela comemoração do dia da Consciência Negra, pela Caminhada Zumbi dos Palmares e pela Parada do Orgulho LGBT. A participação do IFSP nessas festividades se deu com o 1º Passeio Ciclístico do IFSP-Campus Bragança Paulista.