Estudantes do Câmpus Bragança Paulista conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Criado: Quinta, 01 de Dezembro de 2016, 15h40

Os estudantes Samuel Batista de Souza, do 3º ano do curso Técnico Integrado em Eletroeletrônica, e Wallace Francisco Aparecido Nascimento, do 2º ano do curso Técnico Integrado em Informática, foram premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2016 (OBMEP) conquistando, respectivamente, as medalhas de prata e de bronze. O resultado foi divulgado ontem, 30 de novembro, e as cerimônias de entregas dos prêmios da OBMEP ocorrerão em 2017, em datas a serem definidas.

No Câmpus Bragança Paulista, os estudantes dos cursos técnicos integrados participam anualmente da OBMEP, desde 2011. Em 2016, todos os alunos matriculados nesses cursos participaram da primeira fase da olimpíada, sendo doze classificados para a segunda fase. Além dos estudantes medalhistas, também, foram premiados com menção honrosa os seguintes alunos: João Alexandre Elena, Mateus Duarte Augusto, Matheus Augusto de Oliveira Ramos, Paula Sandoli, Rafael Yudi Fuziyama, Samuel Cardoso Zampoli Fraga e Victor Rodrigues de Lima.

Neste ano, por meio de um projeto de Extensão, o Campus ofereceu treinamento olímpico aos alunos interessados oriundos da comunidade interna e externa, o qual tem-se a intenção de ser reformulado e oferecido novamente no próximo ano.

Medalhas OBMEP

OBMEPSobre a OBMEP

Criada em 2005, a OBMEP tem como metas estimular o estudo da Matemática e revelar talentos. É realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com recursos dos Ministérios da Educação (MEC) e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Nesta edição, a olimpíada teve a participação de quase 18 milhões de alunos, o que a torna a maior disputa do gênero no mundo: 99,6% municípios brasileiros tiveram inscritos com 47.474 escolas públicas participantes.

A OBMEP 2016 teve 913.889 alunos classificados para a segunda fase e, no total 6.502 estudantes ganharam medalhas de ouro (501), prata (1.500) e bronze (4.501), e 42.482 estudantes receberão menções honrosas.

Oportunidades advindas dessa premiação

Diversos programas oferecem oportunidades aos medalhistas da OBMEP, tais como o PICME, Programa de Iniciação Científica e Mestrado, o qual oferece aos estudantes que foram premiados em qualquer edição da OBMEP ou da OBM, a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com a sua graduação, independente da área e/ou universidade que o aluno tenha escolhido. Os participantes recebem as bolsas através de uma parceria com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado).  Além disso, todos os medalhistas da OBMEP que se mantiverem estudando em escolas de educação básica públicas podem ser inscritos no PIC-Jr (Programa de Iniciação Científica Jr.), o qual realiza-se por meio de uma rede nacional de professores coordenadores distribuídos por todo o país, em escolas e universidades. Esses coordenadores orientam professores universitários e outros em programa especialmente desenhado para os alunos que receberam medalhas na OBMEP do ano anterior. Os medalhistas inscritos no PIC-Jr recebem um incentivo financeiro mensal concedido pelo CNPq.

Com informações da profa. Diana Terezinha Amaro