Professor do câmpus publica artigo em Periódico Internacional de conceito máximo

Criado: Quarta, 21 de Dezembro de 2016, 11h04

O professor Jefferson de Souza Pinto, da área de gestão do Câmpus Bragança Paulista, publicou em conjunto com os professores Rosley Anholon (FEM/UNICAMP), Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas (LATEC/UFF), Walter Leal Filho (School of Sciences and the Environment, Manchester Metropolitan Universit) e Alexander Feher (Slovakia University of Agriculture), um artigo no periódico internacional Journal of Cleaner Production, uma das mais conceituadas publicações na área de Produção mais Limpa, Ambiental e Sustentável. O periódico internacional tem conceito A1, o mais elevado do sistema Qualis/Capes. E aborda questões ambientais e de sustentabilidade em corporações, governos, instituições educacionais, regiões e sociedades.

O trabalho intitulado “Assessing corporate social responsibility concepts used by a Brazilian manufacturer of airplanes: A case study at Embraer” apresenta um conjunto de iniciativas e projetos de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) desenvolvidos por uma empresa brasileira de aeronaves, a Embraer, considerada um exemplo de boas práticas de gestão sustentável.

De acordo com professor Jefferson, a ideia do artigo surgiu da necessidade de se expor as boas práticas de RSC na América Latina, pois esse campo de atuação nas empresas ainda se encontra em estágio inicial, sendo que poucas empresas desenvolvem e integram suas práticas como parte de seu sistema de gestão. “As boas práticas de gestão nas empresas não podem excluir a RSC do contexto atual, pois trata de um aspecto competitivo, sendo valorizado por todos os stakeholders. E ainda, apresentar o caso de uma das mais importantes empresas do Brasil, a Embraer, com um sistema de gestão direcionado à excelência, apresenta um referencial para outras empresas a tomarem como benchmarking”, explica.

Leia aqui artigo na íntegra.

Publicação em Periódico Internacional na área de Gestão do Conhecimento

O professor Jefferson também publicou outro artigo no periódico internacional  International Journal of Knowledge Management Studies, que é uma referência e autoridade de informação no campo da gestão do conhecimento e outros aspectos relacionados.O periódico internacional tem conceito B1 no sistema Qualis/Capes.

O artigo, intitulado “Knowledge management in incubated companies: proposal of model to enhance manageria lskills”, foi publicado em conjunto com os professores Rosley Anholon e Olívio Novaski (ambos da FEM/UNICAMP), e com a professora da Geciane Silveira Porto (da FEA/USP/Ribeirão Preto). O trabalho apresenta uma pesquisa com 156 empresas localizadas em 10 incubadoras de empresas com intuito de determinar suas principais falhas de conhecimento de gestão e propor um modelo para aprimorar as habilidades gerenciais.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui

Com informações do professor Jefferson de Souza Pinto