Veja como foi a palestra “Refletindo sobre violência e conflitos na cultura escolar”

Criado: Quarta, 31 de Mai de 2017, 12h52

O projeto de extensão “Ciclo de palestras, oficinas e atividades culturais para a formação geral de educadores e professores de matemática” apresentou, no dia  27 de maio, a palestra “Refletindo sobre violência e conflitos na cultura escolar”, ministrada pela professora Dra. Iara Leme Russo Cury, docente do Câmpus Bragança Paulista.

A palestra se iniciou com questionamentos e reflexões sobre o que é violência e o que é conflito. A professora Iara mostrou que, muitas vezes, um é interpretado como outro. Após a exposição de alguns exemplos, ficou claro como este equívoco faz com que a sociedade naturalize questões que são problemas de origens estruturais, e de como isso se reflete nas escolas, fazendo com que as pessoas incorporem a violência e a banalizem.

A professora ainda falou que o conflito é o desequilíbrio entre relações e como exemplo citou os conflitos internos, interpessoais, intergrupos. A violência por sua vez, ocorre quando os conflitos não são resolvidos e ela é uma relação entre desiguais, ou seja, desigualdade de força e/ou poder, como por exemplo, a relação entre adulto-criança, homem-mulher, Estado-cidadão, etc, deixando claro que a escola é palco de grandes conflitos e não de violência como  a mídia tende a mostrar.

Segundo a professora Iara, as pessoas precisam aprender a manifestar seus conflitos e a lidar com elas, pois a indiferença ou a negação de sua existência  geram a violência. Apesar da complexidade do tema, ela propõe ações para amenizar esses desequilíbrios. Ações como a de mediadores, que buscam o diálogo entre as relações, promovem a interação e a autonomia dos jovens, para transformar o ambiente escolar em um lugar democrático, onde as pessoas se sintam seguros e parte do todo. Ela reforçou ainda a importância do professor para resolver os conflitos de sala de aula em sala de aula e no momento em que elas acontecem, afinal lidar com conflitos prevene a violência.

Estiveram presentes professores da rede estadual e municipal, alunos curso de licenciatura em Pedagogia e em Matemática.

cicloMatematica 27mai2017

Com informações e fotografia da prof. Iracema Hiroko Iramina Arashiro