Veja como foi o cine-debate sobre o filme Rope, de Alfred Hitchcock

Criado: Domingo, 02 de Julho de 2017, 23h15

O projeto de extensão “Ciclo de palestras, oficinas e atividades culturais para a formação geral de educadores e professores de matemática” apresentou no sábado, dia 24 de junho, um cine-debate proposto pelo professor Rodrigo Rafael Gomes para reflexão sobre a linguagem do cinema a partir da exibição e da discussão dos componentes semióticos do filme Rope (1948), de Alfred Hitchcock.

O professor apresentou no início da atividade os conceitos do processo de projeção de imagens, plano e plano-sequência, partindo da contextualização histórica do cinema e mostrando as transformações das projeções e do plano-sequência no decorrer do desenvolvimento das tecnologias cinematográficas, mostrou e comparou trechos de alguns curtas-metragens antigos de diferentes tempos históricos. Também abriu a discussão sobre a influência e necessidades dos cortes nas cenas e mudanças de planos sobre percepção das ações dirigidas para os espectadores.

Após discutir o conceito, o professor apresentou uma cena de dois minutos de um filme moderno para mostrar o quanto acostumamos à utilização desse recurso e por isso passa despercebido em nosso tempo histórico, e de como esse recurso exerce grande influência na relação de percepção do direcionamento da atenção dos espectadores.

Em seguida foi exibido o filme Rope (1948), de Alfred Hitchcock, onde o autor buscou dirigir um filme de longa-metragem sem a utilização de cortes nas cenas e mudanças de plano. As tecnologias do seu tempo o forçaram a fazer alguns cortes, porém estes passam despercebidos no decorrer do filme por não alterarem o plano-sequência.

Por fim, o público presente, composto por alunos, ex-alunos e professores do IFSP, membros da comunidade local, pôde colocar suas observações em relação aos elementos técnicos presentes no filme além do tema tratado.

com informações e fotografia enviadas pela professora Iracema Arashiro

cine debate jun2017