Alunos do Câmpus Bragança Paulista destacam-se em Olimpíadas Nacionais e Internacionais de Matemática

Criado: Terça, 19 de Setembro de 2017, 16h14

Na última quarta-feira, 13 de setembro, foi realizada no Câmpus Bragança Paulista do IFSP uma cerimônia de entrega de medalhas e premiações de olimpíadas de matemática, com a participação de pais, professores e o diretor geral do câmpus.

Anualmente, os estudantes dos cursos Técnicos Integrados participam de olimpíadas de Matemática. Em outros anos, as premiações recebidas foram entregues nas reuniões de pais. Todavia, dados os grandes feitos alcançados por estes alunos neste ano, o câmpus resolveu organizar uma cerimônia específica para reconhecer o empenho e as grandes conquistas de seus estudantes.

OBMEP

Em 2016, os alunos João Alexandre Elena, Mateus Augusto Duarte, Matheus Augusto Ramos, Paula Sandoli, Rafael Yudi, Samuel Cardoso e Victor Rodrigues foram certificados com Menção Honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Em 2016, 18.240.497 estudantes de 99,57% dos munícipios brasileiros participaram desta competição.

Também nesta olimpíada, os estudantes do câmpus alcançaram duas medalhas: Wallace Francisco obteve uma Medalha de Bronze e Samuel Batista de Souza foi premiado com uma Medalha de Prata. Atualmente, Samuel cursa Ciência da Computação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e, por este motivo, não pode estar presente na Cerimônia. Apesar disso, não deixou de participar deste significativo momento do câmpus: o estudante gravou um depoimento exibido aos presentes sobre a sua participação em olimpíadas de matemática e a importância do apoio recebido no câmpus por meio de um projeto de extensão voltado para este fim.

Canguru sem Fronteiras

Já no início de 2017, os estudantes participaram do Canguru sem Fronteiras que é, nas palavras de seu fundador, André Deledicq, um jogo-concurso, inspirado em evento semelhante na Austrália, por isso o nome. Este evento foi criado em 1991, na França, com enorme sucesso, atraindo a atenção de diversos países. Atualmente, 47 países e mais de 5 milhões de estudantes participam do Canguru sem Fronteiras.

No Canguru sem Fronteiras, os estudantes do câmpus conquistaram quatro medalhas: Ana Cristina Queiroz (Bronze), João Alexandre Elena (Bronze), Deivid Aparecido Henrique (Prata) e Pamela Leite de Moraes (Ouro).

Olímpiada Internacional Matemática sem Fronteiras

Novatos na Olímpiada Internacional Matemática sem Fronteiras, os estudantes do câmpus tiveram desempenho extraordinário: duas Pratas no nível Estadual e Nacional e um Bronze também no nível Estadual e Nacional. A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras é a edição brasileira de Mathématiques Sans Frontières, competição criada em 1989 na França pelo Inspection Pédagogique Régionale de Mathématiques, Institut de Recherche sur I’Enseignement des Mathématiques e Académie de Strasbourg. Desde 2010, instituições brasileiras participam desta competição. Atualmente, mais de 25 países participam desta competição que é apresentada em forma de desafio para uma turma, não ocorrendo de forma individual, como a maioria das competições científicas. Os alunos competem em equipes e respondem uma das questões em outro idioma.

As turmas premiadas foram: Medalha Estadual e Nacional de Prata: 1º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio; Medalha Estadual e Nacional de Prata: 2º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio; e Medalha Estadual e Nacional de Bronze: 3º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. O bom desempenho dos estudantes rendeu ao Câmpus um convite para participação na International Youth Convetion on Commerce & Economics que ocorrerá de 28 a 31 de outubro de 2017, no World Unity Convention Center, em Lucknow, Índia.

Outras olimpíadas não encerradas

Não foram contempladas nesta cerimônia as competições ainda não encerradas. São elas: OBMEP 2017, cuja segunda fase ocorrerá no dia 16 de setembro; Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU) cuja terceira fase acontecerá no dia 30 de setembro na Unicamp em Campinas e da qual dois estudantes do câmpus estão classificados; Olimpíada Paulista de Matemática (OPM) cuja segunda e última fase acontecerá no final de outubro, nesta competição o IFSP câmpus Bragança Paulista é a única instituição de Bragança Paulista participante.

O Câmpus Bragança Paulista parabeniza os estudantes pelo excelente desempenho nestas competições e agradece aos pais, professores e demais envolvidos neste processo.