Câmpus Bragança Paulista tem primeiro acordo de cooperação com empresa da região bragantina

Criado: Sexta, 20 de Outubro de 2017, 18h32
imagem sem descrição.

acordoMaxGear out2017Foi assinado o primeiro acordo de cooperação entre o Câmpus Bragança Paulista do IFSP e uma empresa da região Bragantina, firmado no âmbito do edital nº 251/2017, que trata de Chamada Pública para Projetos de Pesquisa e Inovação com o IFSP, e viabilizado por intermédio do projeto de Extensão “Conexão Indústria”.

O projeto de Extensão Conexão Indústria teve ínício no segundo semestre de 2016 com o objetivo principal de proporciornar uma aproximação mais efetiva entre escola e empresa. Este acordo com a empresa Max Gear é apenas um dentre diversos outros acordos que estão sendo delineados com outras empresas.

Os primeiros contatos com a empresa tiveram início em abril de 2017, e nesta oportunidade em que lhes foi apresentado o projeto “Conexão Indústria” e seus objetivos. Em maio, a Max Gear manifestou interesse em participar de um acordo de cooperação com o IFSP, o que possibilitou então o encaminhamento da elaboração da minuta do acordo propriamente dito e também as tratativas em relação ao desenvolvimento de trabalhos em conjunto.

Dentre os tipos de trabalhos que se encontram atualmente em desenvolvimento no âmbito desse acordo de cooperação, vale destacar o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, e, neste caso, cita-se o desenvolvimento de uma bancada para testes de ruído/vibração em diferenciais automotivos, que já foi finalizado e aguarda somente o início de construção da bancada final. Outro projeto encontra-se atualmente em fase de desenvolvimento: trata-se de uma bancada para análise de resistência à torção dos componentes do diferencial.

Em outra linha de trabalho, estão sendo desenvolvidos também estudos a nível de pesquisa básica/aplicada, com análises de citotoxidade de resíduos de fundição. Estes estudos já resultaram em premiação na VII BRAGANTEC - Feira de Ciência e Tecnologia do IFSP e apresentação de trabalhos no COTUCA e no XXXIII Encontro de Iniciação Científica da USF.

Destaca-se que o acordo de cooperação firmado entre as instituições prevê a participação de professores das diversas áreas do câmpus, tais como elétrica/eletrônica, mecânica e biologia, além da inserção de estudantes nos projetos desenvolvidos. Nos exemplos mencionados, cinco alunos foram contratados como estágiários da empresa e, antes mesmo da finalização do primeiro projeto, dois deles foram convidados pela empresa a fazer parte do corpo efetivo de colaboradores da empresa. Por meio do acordo também foi possível o encaminhamento de um projeto de pesquisa e a inserção de um aluno de iniciação científica.