Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Processo seletivo para cursos técnicos - 2018

Criado: Domingo, 05 de Novembro de 2017, 09h13

O IFSP prorrogou até o dia 12 de novembro as inscrições do processo seletivo para os cursos técnicos do 1º semestre de 2018. Estão sendo ofertadas 5.942 vagas para cursos integrados, concomitantes e subsequentes ao ensino médio em 35 câmpus do Instituto.

Clique para fazer sua inscrição

Assim como ocorreu no 2º semestre de 2017, a seleção será feita por meio de análise de histórico escolar, ou seja, não haverá prova. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de 9 de outubro a 5 de novembro no site do IFSP.

Para se inscrever, os interessados deverão criar um cadastro no Portal do Candidato e, na sequência, preencher o formulário eletrônico de inscrição e o questionário socioeconômico. Todo o processo de criação de cadastro e preenchimento eletrônico da inscrição está detalhado no item 4 do edital. É importante ressaltar que o candidato deverá anexar o seu histórico escolar ou documento correspondente no momento da inscrição.

A previsão é que a relação preliminar das inscrições seja divulgada no dia 28 de novembro. A relação final deve sair no dia 20 de dezembro.

 

Em Bragança Paulista, são oferecidas 120 vagas para os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Eletroeletrônica (40 vagas), Informática (40 vagas) e Mecânica (40 vagas), todos oferecidos em período integral. Além disso, são oferecidas 80 vagas para o curso Técnico Concomitante ou Subsequente em Mecatrônica, oferecido no período vespertino (40 vagas) e noturno (40 vagas). Todos os cursos são isentos de mensalidades ou taxa de matrícula.

Todas as vagas disponíveis, com seus respectivos períodos e câmpus de oferta, assim como os pré-requisitos específicos para cada curso, constam no anexo III do edital.

Integrados, concomitantes e subsequentes - Os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio são aqueles em que o estudante cursa o Ensino Médio e o Técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, ter concluído o Ensino Fundamental. Já os Cursos Técnicos Concomitantes ao Ensino Médio são aqueles em que o estudante cursa apenas o Ensino Técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, estar matriculado no Ensino Médio. Nos cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio, o estudante cursa apenas o Ensino Técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, ter concluído o Ensino Médio.

Nome social – Em consonância com a Portaria IFSP N°2.102, de 13 de maio de 2014, o Instituto assegura ao candidato transgênero o direito de ser tratado pelo gênero e pelo nome social durante a realização do processo seletivo. Para tanto, deverá entregar, na secretaria do câmpus ofertante do curso para o qual se inscreveu, dentro do prazo de inscrição, o formulário constante no anexo V.

 

(atualizado em 20/12/2017)  Todas as informações sobre a classificação preliminar do processo seletivo para os cursos técnicos serão publicadas no próprio site onde o candidato fez a inscrição www.ifsp.edu.br/processoseletivo) ou e https://ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/147-processo-seletivo-2018-saiu-edital-com-5-942-vagas-em-cursos-tecnicos

É importante salientar que, durante o período de recesso escolar e devido ao processo de mudança de prédio, o atendimento no câmpus será diferenciado. Veja o comunicado em http://bra.ifsp.edu.br/recados/804-15-12-2017-drg-horarios-especiais-de-atividades-no-periodo-de-recesso-escolar-e-informacoes-sobre-o-periodo-de-mudanca-de-predio
 
 

(atualizado em 12/01/2018) O IFSP divulga o resultado final do processo seletivo para os cursos técnicos para o 1º semestre de 2018 (Edital nº 744/2017). As matrículas da primeira chamada serão realizadas entre 17 e 23/01/2018, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, no novo prédio do câmpus, localizado à Av. Major Fernando Valle, 2013, no bairro São Miguel, em Bragança Paulista. Veja todas as informações sobre resultados, convocação e documentos necessários para a matrícula em https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/397-processo-seletivo-para-cursos-tecnicos-resultado-final-e-convocacao-para-matricula.

 

Veja os documentos da seleção:

Edital nº 744, de 02 de outubro de 2017 (Tipo PDF, tamanho 2.60 MB) 
Anexo I - Tabela de equivalência entre conceitos e notas numéricas (Tipo PDF, tamanho 149kB) - Atualizada 24 de novembro de 2017.
Anexo II - Como inserir as notas no sistema de inscrição (Tipo PDF, tamanho 2.02MB)
Anexo III - Cursos ofertados (Tipo PDF, tamanho 470.21kB) 
Anexo IV - Declarações (Tipo PDF, tamanho 12.68kB)
Anexo V - Requerimento de inclusão e uso do nome social (Tipo PDF, tamanho 65.95 kB)
Anexo VI - Documentos para matrícula (Tipo PDF, tamanho 151.58 kB)

Relação Preliminar de Inscrições 

Errata - Relação Preliminar de Inscrições 

Comunicado importante 

 Importante: Recursos

Relatório candidatos/vagas

Resultado classificação preliminar (Tipo PDF, tamanho 4.01 MB) 

Formulário de recurso contra a classificação preliminar (Tipo Word, tamanho 24.97 kB) 

Convocação para matrícula (Tipo PDF, tamanho 1.78 MB) NOVO

Resultado final (Tipo PDF, tamanho 3.15 MB) NOVO

Resultado dos recursos (Tipo PDF, tamanho 280.62 KB) NOVO

 

Edital em Libras

Comunicado: prosseguimento dos estudos por meio de reclassificação (Tipo PDF, tamanho 144 KB)

Como acessar o sistema de inscrição/recuperação de senha ( Tipo PDF, tamanho 960KB)

 

Coordenadoria do Processo Seletivo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 Clique na imagem abaixo e veja o tutorial para realizar a inscrição:

publicado originalmente em  https://ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/147-processo-seletivo-2018-saiu-edital-com-5-942-vagas-em-cursos-tecnicos

registrado em:
Fim do conteúdo da página