Veja como foi a oficina "Estudo de Funções polinomiais de primeiro e segundo graus utilizando o Geogebra”

Criado: Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 14h12

cicloMatematica 02dez2017No dia 02 de dezembro, como parte integrante do Projeto de Extensão: “Ciclo de palestras, oficinas e atividades culturais para a formação geral de educadores e professores de matemática”, foi desenvolvida a oficina "Estudo de Funções polinomiais de primeiro e segundo graus utilizando o Geogebra”, ministrada pelos discentes Beatriz Bonucci e Eduardo Sabion do curso de Licenciatura em Matemática.

A oficina teve início com a apresentação das características do software Geogebra, que é um livre e gratuito, algumas de suas potencialidades para o ensino. Foi observado que há atividades direcionadas ao ensino no site do Geogebra e que ele foi desenvolvido como instrumento para auxiliar o desenvolvimento do pensamento matemático. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a localização e disponibilidade de recursos e as ferramentas necessárias para o desenvolvimento da oficina.

Foram propostas duas atividades, uma explorando a função do primeiro grau e a outra o de segundo grau, focando na associação de seus gráficos com os respectivos coeficientes. Os ministrantes falaram sobre a possibilidade de desenvolver atividades onde os alunos possam ter autonomia para explorar e descobrir propriedades matemáticas por meio de recursos digitais.

Estiveram presentes professores da rede estadual e municipal da região de Bragança, alunos curso de licenciatura em Matemática.