Instituto Federal de São Paulo

Plano de Desenvolvimento Institucional

Regimento Geral

Relatórios de Gestão

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) foi fundado inicialmente em 1909, com o nome de Escola de Aprendizes Artífices. Durante seus 100 anos de história, também recebeu os nomes de Escola Técnica Federal de São Paulo (ETFSP) e Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (CEFET-SP), sendo reconhecido pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade.

Convertido como Instituto pela Lei nº 11.892, o IFSP passou a ter relevância de universidade, destacando-se pela autonomia. Com a mudança, o IFSP passou a destinar 50% das vagas para os cursos técnicos e, no mínimo, 20% das vagas para os cursos de licenciatura, sobretudo nas áreas de Ciências e da Matemática. Complementarmente, continua oferecendo cursos de Formação Inicial e continuada, Tecnologias, Engenharias e Pós-graduação.

O IFSP é organizado em estrutura multicampi e possui aproximadamente 24 mil alunos matriculados nos 38 campi e mais 4 mil alunos nos 19 polos de educação a distância distribuídos pelo estado de São Paulo.