Guia do usuário - Biblioteca IFSP-BRA

Criado: Terça, 20 de Março de 2018, 16h33 | Publicado: Terça, 16 de Abril de 2019, 11h33

Utilize a carteirinha estudantil na catraca para acesso aos espaços da biblioteca.

Consulte o regulamento de Uso das Bibliotecas do IFSP.

GUARDA VOLUMES

A biblioteca disponibiliza armários para os usuários guardarem seus pertences enquanto usam as dependências da biblioteca. As chaves deverão ser devolvidas ao deixas as dependências da biblioteca. A não devolução resultará em suspensão de empréstimos. Permaneça na biblioteca somente com o material necessário. Não será permitido o acesso com bolsas, sacolas, mochilas, comidas e afins. Pedimos a gentileza de não deixar pertences no chão ou na parte superior dos armários.

BIBLIOTECA VIRTUAL

O IFSP tem acesso ao conteúdo da Biblioteca Virtual Universitária Pearson. Acesse do catálogo online PERGAMUM (pergamum.biblioteca.ifsp.edu.br) ou SUAP (suap.ifsp.edu.br) de casa ou dos computadores da biblioteca e também pelo app Biblioteca Virtual Universitária, disponível para smarthphones. No primeiro acesso, são solicitadas informações para cadastro, com consentimento do responsável legal, no caso de menores de 18 anos.

NOSSO ACERVO

A Biblioteca do IFSP-BRA disponibiliza um acervo composto por livros, dicionários, periódicos, CDs, DvDs, e- -books, monografias, jogos e entre outros. Algumas obras são para consulta local como: Obras de referência (enciclopédias, dicionários, manuais, guias, etc.) e periódicos do mês corrente. Os exemplares número 1 (ex. 1) ficam disponíveis para consulta exclusiva na biblioteca. Estes livros possuem uma etiqueta com a letra “C” na lombada, acima do número de chamada do livro.

CONSULTA AO ACERVO

Consulte as obras através do catálogo online Pergamum, pelo link PERGAMUM.BIBLIOTECA.IFSP.EDU.BR. Para verificar seus empréstimos, débitos, reservas, renovações, etc., faça login no catálogo e acesse o menu MEU PERGAMUM. Para acessar as normas técnicas ABNT (NBR) e MERCOSUL (AMN), faça seu login no catálogo, realize a busca no campo Pesquisar, e em seguida, clique na aba Target GEDWeb.

CATEGORIA: Aluno ou Servidor

CAMPUS: (se aluno)

LOGIN: número do prontuário (sem as letras)

SENHA: a mesma utilizada no SUAP

EMPRÉSTIMOS

Alunos e terceiros

5 Obras

7 dias corridos

Docentes e técnicos-administrativos

7 Obras

14 dias corridos

Apresente sua carteirinha estudantil no balcão de atendimento para realizar empréstimos. Devoluções podem ser feitas no balcão de atendimento ou na Caixa de Devolução, que fica na porta de entrada.

RENOVAÇÕES

Empréstimos podem ser renovados por mais 7 dias, desde que não haja pedido de reserva e o usuário não esteja em débito com a Biblioteca. Serão permitidas 3 (três) renovações consecutivas das obras, que deverão ser realizadas preferencialmente online. Como fazer uma renovação online?

1 - Acesse pergamum.biblioteca.ifsp.edu.br;

2 - Faça login e clique em meu Pergamum.

Em caso de dúvidas, vá até o balcão de atendimento da Biblioteca ou entre em contato antes da data de devolução expirar

ATRASO NAS DEVOLUÇÕES

O atraso na devolução gera as seguintes penalidades:

1 - Suspensão conforme a quantidade de dias e exemplares em atraso. Cada dia de atraso resultará em 2 dias de suspensão, multiplicados pela quantidade de obras;

2 - O usuário ficará impedido de realizar novos empréstimos domiciliares durante todo o período de suspensão.

Para penalidades alternativas consulte o regulamento de uso das bibliotecas do IFSP.

RESERVAS

Você pode fazer reservas de obras que se encontram emprestadas. Ao encontrar o título desejado no catálogo, veri­fique o status do(s) exemplares(s) no link “Exemplares”. Constatando que todos os títulos estão emprestados, acesse o link “Reserva” e preencha os dados requisitados. Assim que a obra estiver disponível para você, o Pergamum lhe enviará um e-mail avisando. Você terá o prazo de 48h para retirada no balcão de atendimento. Em caso de dúvidas, entre em contato.

SALAS DE ESTUDO EM GRUPO

A utilização das salas é livre, exceto quando houver reservas prévias para ocasiões especiais. Sugerimos que as salas sejam usadas para reuniões e estudos em grupo. Faça bom uso do espaço!

COMO ENCONTRAR UM LIVRO NA ESTANTE?

Os livros são organizados por assuntos. Todos as obras recebem um código, o número de chamada, que nos ajuda a identi­ficá-las como únicas e encontrá-las nas estantes do acervo. Para identificar este número, faça a pesquisa da obra através do catálogo online Pergamum. O número de chamada ­ fica localizado na lombada do livro.

Exemplo:

biblioteca comoEncontrar

Sempre da direita para a esquerda