Guia do usuário - Biblioteca IFSP-BRA

Criado: Terça, 20 de Março de 2018, 16h33

ARMÁRIOS

A biblioteca disponibiliza armários para os usuários guardarem seus pertences enquanto usam as dependências da biblioteca. Dirija-se ao balcão de atendimento portando sua carteirinha estudantil para retirar a chave. As mesmas deverão ser devolvidas ao deixar as dependências da biblioteca. A não devolução das chaves resultará em suspensão de empréstimos. Lembre-se: permaneça na biblioteca somente com o material necessário. Não será permitido o acesso com bolsas, sacolas, mochilas, comidas e a­ afins.

USUÁRIO ATIVO

Para tornar-se um usuário ativo na biblioteca é necessário realizar o seguinte procedimento: Acessem o SUAP em bra.ifsp.edu.br, e clique em “Como Acessar o SUAP?”. Siga as indicações, que lhe direcionarão para Troca de Senha.

BIBLIOTECA VIRTUAL

O IFSP tem acesso ao conteúdo da Biblioteca Virtual Universitária Pearson. Existem três maneiras de acesso ao conteúdo: Através do catálogo online Pergamum, SUAP e também pelo app Biblioteca Virtual Universitária disponível para smartphones. (Consulte as bibliotecárias para maiores detalhes).

ACERVO

A Biblioteca do IFSP-BRA disponibiliza um acervo composto por livros, dicionários, periódicos, CDs e DVDs, monografias, jogos e entre outros. Algumas obras são para consulta local como: Obras de referência (enciclopédias, dicionários, manuais, guias, etc.) e periódicos do mês corrente. Todos os livros da bibliografia básica possuem ao menos 1 exemplar para consulta exclusiva na biblioteca.

CONSULTA AO ACERVO

Consulte as obras através do catálogo online Pergamum, através do link pergamum.biblioteca.ifsp.edu.br, ou pela página da biblioteca no site do Instituto bra.ifsp.edu.br/biblioteca Para veri­ car seus empréstimos, débitos, reservas, renovações, etc., faça login no catálogo e acesse o MEU PERGAMUM.

EMPRÉSTIMO

Apresente sua carteirinha estudantil no balcão de atendimento. Lembre-se: Não atrase a devolução das obras e chaves, pois em débito com a biblioteca não poderá fazer novos empréstimos domiciliares até o término da suspensão.

5 Obras

7 dias corridos

Docentes e técnicos-administrativos

7 Obras

14 dias corridos

RENOVAÇÃO

O empréstimo poderá ser renovado por mais 7 dias, desde que não haja pedido de reserva e o usuário não esteja em débito com a Biblioteca; Serão permitidas 3 (três) renovações consecutivas das obras. Como fazer uma renovação online? 1 - Acesse pergamum.biblioteca.ifsp.edu.br; 2 - Faça login (Ex: bp130000 e senha) no canto direito da página; clique em Meu Pergamum. Se você não conseguir fazer a renovação online, vá até o balcão da Biblioteca ou entre em contato antes da data de devolução expirar.

PENALIDADES

O atraso na devolução de obras gera as seguintes penalidades: 1 - Suspensão conforme a quantidade de dias e exemplares em atraso. Cada dia de atraso resultará em 2 dias de suspensão, multiplicados pela quantidade de obras; 2 - O usuário ­ cará impedido de realizar novos empréstimos domiciliares durante todo o período de suspensão.

RESERVAS

Você pode fazer reservas de obras que se encontram emprestadas. Ao encontrar o título desejado no catálogo, veri­fique o status do(s) exemplares(s) no link “Exemplares”. Constatando que todos os títulos estão emprestados, acesse o link “Reserva” e preencha os dados requisitados. Assim que a obra estiver disponível para você, o Pergamum lhe enviará um email avisando. Os livros com reservas liberadas ­ carão disponíveis por 48 horas. Em caso de dúvidas, entre em contato.

SALAS DE ESTUDO EM GRUPO

Há três salas de estudo em grupo no ambiente da biblioteca. A utilização das salas é livre, exceto quando houver reservas prévias. Sugerimos que as salas sejam usadas para reuniões e estudos em grupo, a partir de 3 e no máximo 8 pessoas.

COMO ENCONTRAR UM LIVRO NA ESTANTE?

Todos as obras recebem um código, o número de chamada, que nos ajuda a identi­ficá-las como únicas e encontrá-las nas estantes do acervo. Os livros estão ordenados pelo número de classi­ficação dentro do assunto, por sobrenome do autor e por título. O número de chamada ­ fica localizado na lombada do livro.

Exemplo:

biblioteca comoEncontrar