Inscreva-se já para participar das Olimpíadas de Física e de Astronomia

Criado: Terça, 08 de Mai de 2018, 12h07
imagem sem descrição.

Estão abertas as inscrições para estudantes do Câmpus Bragança Paulista do IFSP que quiserem participar das olimpíadas de Física e de Astronomia.

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), com objetivos de despertar e estimular o interesse pela Física; proporcionar desafios aos estudantes; aproximar a universidade do Ensino Médio; identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas. Ela é desenvolvida em 3 fases.

Em 2017 o IFSP-BRA teve 33 participantes, sendo 9 classificados para a 2ª fase, e 1 classificado para a 3ª fase.

Em 2018 as provas ocorrerão nos dias:

• 10/05 - 1ª fase - às 14 horas na sala A501
  • 18/08 - 2ª fase
  • 06/10 - 3ª fase

Já a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) Ã© realizada anualmente (desde 1998) pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. Tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais. Ela é desenvolvida em apenas 1 fase.

Em 2017 o IFSP-BRA teve 32 participantes, sendo 1 premiado com a medalha de prata e sendo convidado a participar da seletiva para a equipe nacional, que representa o Brasil nas olimpíadas internacionais desse tema.

Os estudantes do IFSP-BRA que quiser se inscrever basta realizar a inscrição para a prova pelo link: https://goo.gl/forms/khUIgu2Tiy5Fri8a2. Para participar da OBA, utilize o link https://goo.gl/forms/lcAtPg8rjACCtwyk1

Estudantes de outras escolas devem procurar seu professor representante local para a participação.