Ir direto para menu de acessibilidade.
Incio do contedo da pgina

Comissão Própria de Avaliação - CPA

Criado: Sexta, 21 de Agosto de 2020, 16h20

noticias cpa 2019A CPA (Comissão Própria de Avaliação) é responsável por articular e coordenar a avaliação interna da instituição (autoavaliação institucional). A Comissão é formada por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica (professores, estudantes e técnico-administrativos) e da sociedade civil organizada.

PDI

Calendário de reuniões

Atas das Reuniões

Periodicamente ocorre a aplicação de questionários para levantamento de dados sobre a realidade do campus. Os resultados são apresentados aos órgãos colegiados superiores e ao INEP através de relatórios. É importante ressaltar que os processos de avaliação interna são fundamentais para a tomada de decisão e para a melhoria contínua da qualidade acadêmica. A implantação da CPA no IFSP atendeu ao Art. 11 da Lei 10.861/2004

 

 

Objetivos
Relatórios
CPA do IFSP-BRA
Atas das Reuniões
Calendário
Basicamente, a CPA, por meio dos processos de autoavaliação institucional, busca gerar em sua comunidade a autoconsciência de suas potencialidades, dos seus problemas e desafios. E, desse modo, espera-se que haja envolvimento e participação de todos e todas no desenvolvimento das ações necessárias para a melhoria da qualidade acadêmica e o desenvolvimento institucional.

 O Relatório da CPA deve expressar o resultado do processo de discussão, de análise e interpretação dos dados advindos, principalmente, do processo de autoavaliação. É importante que ele seja capaz de incorporar, quando estiverem disponíveis, os resultados da avaliação de cursos e de desempenho de estudantes.

Os destinatários do relatório são os membros da comunidade acadêmica, os avaliadores externos e a sociedade. Esse relatório apresenta sugestões para ações de natureza administrativa, política, pedagógica e técnico-científica.

 

Eixos avaliados

A Portaria nº 92, de 31 de janeiro de 2014, aprova, em extrato, os indicadores do instrumento de avaliação institucional externa que subsidia os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica, modalidade presencial, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES:

  • Planejamento e Avaliação Institucional
  • Desenvolvimento Institucional
  • Políticas Acadêmicas
  • Políticas de Gestão
  • Infraestrutura
No IFSP-BRA, a atual CPA foi nomeada por meio da PORTARIA N.º 84/2022 - DRG/BRA/IFSP, alterada pela PORTARIA Nº 119/2022 - DRG/BRA/IFSP, alterada pela PORTARIA Nº 149/2023 - DRG/BRA/IFSP.  Atualmente, integram a CPA:

  • Rafael da Silva Muniz - representante dos cursos de graduação (Presidente)
  • Pedro Henrique Ferreira Machado - representante docente dos Cursos de Pós-Graduação
  • Daniela Camilo Fonseca - representante discente
  • Ana Mara Nogueira Monezzi  - representante técnico-administrativo
  • Marcelo Perrone Ribeiro - representante da Sociedade Civil - Presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região BraganFna

 

CPA Central X CPA Câmpus

Dada a complexidade estrutural e também o histórico e realidades distintas de cada câmpus do IFSP, para maior organização e concretização de seus trabalhos, a CPA mantém a seguinte forma de organização: uma comissão central, atuante na Reitoria do IFSP, e uma comissão local para cada um dos câmpus.

De forma bastante suscinta, compete à CPA Central a coordenação das atividades desenvolvidas pelas CPAs Locais e à CPA Local compete:

  • Organizar reuniões para desenvolver suas atividades;
  • Participar do processo de elaboração da autoavaliação institucional, coordenado pela CPA Central;
  • Sensibilizar a comunidade acadêmica para os processos de avaliação institucional;
  • Coordenar o processo de autoavaliação da Instituição no âmbito do Câmpus;
  • Apoiar a CPA Central no acompanhamento do processo de avaliação externa;
  • Propor à CPA Central e/ou desenvolver projetos, programas e ações, visando a melhoria do processo avaliativo institucional;
  • Sistematizar e prestar as informações solicitadas pela CPA Central;
  • Elaborar e divulgar os relatórios de autoavaliação institucional do Câmpus e encaminhá-los à CPA Central;
  • Divulgar, à comunidade interna e externa, as atividades desenvolvidas, os resultados e as ações propostas e realizadas.

Quer saber mais sobre o funcionamento da CPA Central e Local e sobre as atividades que competem a estas comissões? Acesse o Regulamento da CPA.

Para saber mais e/ou participar da CPA, basta entrar em contato por Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Depoimentos
Ações da CPA
Abaixo estão alguns feedbacks encaminhados à CPA quanto as ações desenvolvidas pela comissão:

 

“Agradecemos o envio das informações e do relatório da Coordenadoria de Gestão de Pessoas.
E parabéns pelas atividades realizadas! Muito importante termos essa autoavaliação institucional e um retorno sobre o nosso trabalho frente à comunidade.
Atenciosamente,

Coordenadoria de Gestão de Pessoas - IFSP - Campus Bragança Paulista

 

Muito obrigada pelo envio. Particularmente fiquei feliz com o relatório referente à biblioteca, com certeza nos ajudará a traçar novas metas e melhorias.
Atenciosamente,

Mayara Fernanda O. Lima Rodrigues - Bibliotecária-Documentalista - Coordenadoria de Biblioteca - IFSP Bragança Paulista”

 

A forma como a comunidade interna e externa enxerga as ações desenvolvidas pela CPA é muito importante para nós!

Compartilhe você também o seu ponto de vista sobre as ações que a CPA realizou ou tem realizado, por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


Acompanhe as ações desenvolvidas pela CPA-BRA no Instagram.

 

 

Fim do contedo da pgina