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Licenciatura em Matemática

Criado: Segunda, 18 de Julho de 2016, 18h39

Modalidade: Graduação

Duração: 8 semestres

Turno: Matutino

Como ingressar: Sistema de Seleção Unificada (SiSU), semestralmente* (Para saber mais sobre os processos seletivos para os cursos do IFSP, clique em Como ingressar. Para ver as últimas notícias sobre o tema, veja as notícias sobre os processos seletivos)

*a oferta do curso pode variar a cada semestre. Consulte edital específico do processo seletivo

 

O curso visa a formação inicial de professores de matemática para atuarem na educação básica, sendo seus objetivos:

Horários

AACC

Estágio

a) promover um processo formativo amplo e interdisciplinar que leve o futuro docente a integrar teoria e prática e a estabelecer relações entre diferentes áreas do conhecimento, especialmente entre as ciências da educação e a matemática;

b) proporcionar ao estudante uma formação inicial de professor pesquisador, fazendo-o perceber que ensino e pesquisa são indissociáveis;
c) fazer com que o licenciando reflita sobre as dimensões científica e cultural do conhecimento matemático e suas implicações para o ensino de matemática;
d) propiciar conhecimento e reflexão sobre o uso de diferentes tecnologias na preparação de aulas e sequências didáticas, oferecendo fundamentação teórica e conhecimento dos principais recursos das novas tecnologias;
e) dar ao professor em sua formação inicial condições para continuar aprendendo e para realizar novos estudos e pesquisas.

Em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de licenciatura, o licenciado em matemática do IFSP-BRA concebe a prática docente como um processo dinâmico onde novos conhecimentos são produzidos e modificados continuamente. Ele é capaz de planejar e avaliar propostas didáticas, de analisar, selecionar e produzir materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de matemática na educação básica e de desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos estudantes, promovendo um processo de ensino-aprendizagem significativo – com mais ênfase na compreensão dos conceitos e suas relações do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos –, o respeito às diferenças em suas diversas dimensões (étnico-racial, de gênero, de faixas geracional, social, religiosa, de necessidades especiais entre outras) e a consciência ambiental-ecológica dos educandos.

Informações extraídas do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que pode ser acessado na íntegra nos documentos abaixo:

 

Conceito de Curso (CC): 4 (2016)

Enade: 4 (2014)

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