Página inicial > Extensão > CEX-Artigos > Formação inicial de estudantes de licenciatura e professores de Matemática no software GeoGebra

Criado: Segunda, 18 de Julho de 2016, 11h29

Modalidade: Curso de Extensão

Carga horária: 36 horas

Como ingressar: confira os processos seletivos em https://bra.ifsp.edu.br/processos-seletivos-extensao

A utilização de softwares educativos é fundamental para auxiliar nas práticas escolares, sobretudo naquelas relacionadas à aprendizagem significativa que conduzam à construção de elos entre teoria e a prática.

No ensino de Matemática, o uso do computador e dos recursos disponibilizados a partir desse instrumento podem ter um papel muito relevante, em especial para ajudar no processo de aprendizagem enfrentadas pelos estudantes em compreender as abstrações que essa disciplina traz.

O GeoGebra é um software educativo livre com ferramentas que são capazes de interligar álgebra com geometria de uma maneira eficiente.

Porém, para que a utilização desse software possa ter resultado eficaz é necessário o professor comece a ter relações com esse programa que pode se dá através de curso de formação inicial e contínua sobre sua interface e seus recursos. E é isso que este curso propõe.

Objetivos

• Capacitar professores de Matemática e estudantes do curso de Licenciatura em Matemática para o uso do software educacional GeoGebra.
  • Utilizar o software GeoGebra em atividades de matemática, como verificação de teoremas e em definições matemáticas.
  • Aplicar os recursos do GeoGebra na resolução de problemas propostos, utilizando uma abordagem geométrica;
  • Criar atividades pedagógicas utilizando as ferramentas do software.

Público-Alvo

Professores de Matemática em atuação e estudantes de licenciatura.

Conteúdo Programático

• Conhecendo e explorando a interface; janela de propriedades;
  • Primeiros elementos: retas, semirretas, pontos, perpendiculares, paralelas, medianas, mediatrizes;
  • Trabalhando com polígonos e círculos;
  • Isometrias;
  • Trabalhando com funções;
  • Trabalhando com cônicas;
  • Trabalhando com funções trigonométricas;
  • Atividades contextualizadas – verificação de teoremas, resolução de problemas geometricamente, construções geométricas seguindo o passo-a-passo;
  • Saindo do básico: criando planilhas;
  • Entrando no R3;