Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Extensão > CEX-Artigos > Ciclo de palestras, oficinas e atividades culturais para a formação geral de educadores e professores de Matemática
Início do conteúdo da página

Ciclo de palestras, oficinas e atividades culturais para a formação geral de educadores e professores de Matemática

Criado: Segunda, 15 de Mai de 2017, 14h55

Projeto de Extensão - 2017

Coordenadora: Iracema Hiroko Iramina Arashiro

Bolsista: Bruno William Prodóssimo de Alencar

 

Este projeto oferece aos participantes diversas atividades para o crescimento cultural, social, profissional e pessoal por meio de oficinas, palestras, mesas redondas e minicursos, oferecendo um espaço de aprendizagem, reflexão e discussão sobre temas pertinentes à formação inicial e continuada de professores em geral, mais especificamente os de Matemática. Temas importantes tanto na formação geral e cultural como na formação específica para os professores de matemática serão abordados, tais como educação inclusiva, avaliação e currículo, educação matemática, atividades de integração e atividades culturais, enriquecendo dessa forma o processo educativo daqueles atuam ou atuarão na Educação Básica.

 

Objetivos

  • Disponibilizar um ambiente com atividades que contribuam para a formação inicial e continuada de professores por meio de palestras, oficinas pedagógicas, mesas redondas, cine-debate, com apoio de materiais concretos, uso novas tecnologias e atividades culturais envolvendo diversos temas e que estão presentes no dia a dia de uma sala de aula que contribuem para a formação de professores.
  • Colaborar com a capacitação e valorização dos professores, mas sem perder o caráter geral da formação do professor.
  • Sensibilizar a comunidade interna e externa por meio de informações e discussões sobre os diversos assuntos relacionados à cultura, educação, educação matemática, meio ambiente, enfim temas que estão presentes na formação de educadores.

 

Público-alvo: estudantes de cursos de licenciatura, professores da educação Básica da rede municipal, estadual e federal de Bragança Paulista, demais interessados na temática.

 

Atividades propostas

Neste projeto de atualização para a formação continuada de professores estão previstas atividades diversificadas como oficinas envolvendo temas que podem estar relacionadas diretamente à matemática ou não, mas que visa a formação e a construção do conhecimento por meio de experiências que envolve participação e reflexão. Palestras onde ideias serão expositivas e que serão finalizadas com espaço para perguntas e respostas ou por meio de dinâmica envolvendo os participantes promovendo a reflexão sobre o tema abordado. Mesa redonda onde um grupo de profissionais fazem suas colocações em relação a um tema proposto e abre discussão com o público. Cine debate onde serão exibidos filmes e na sequencia haverá uma exposição sobre o filme/diretor e depois promove um debate multidisciplinar aos demais presentes.

Os participantes deverão comparecer pontualmente às atividades, responder a um questionário de avaliação no final de cada evento para receber o certificado de participação do evento correspondente ao projeto.

registrado em:
Fim do conteúdo da página