Página inicial > Últimas Notícias > Veja como foi a oficina "Pentágonos e hexágonos, possibilidades de ensino-aprendizagem"

Criado: Segunda, 18 de Junho de 2018, 15h39

No último sábado, dia 16/06, foi realizada, no Câmpus Bragança Paulista do IFSP, a oficina "Pentágonos e hexágonos, possibilidades de ensino-aprendizagem", ministrada pelas professoras Iracema H. I. Arashiro e Marina M. G. Osio.

A atividade foi mais uma oficina promovida pelo Projeto de Extensão “Ciclo de palestras, oficinas e atividades culturais para a formação geral de educadores e professores de Matemática” e teve como objetivo apresentar uma atividade para promover o ensino-aprendizagem dos conceitos relacionados aos poliedros, por meio da construção do icosaedro, da discussão e reflexão sobre o objeto obtido e, finalmente manipulando pentágonos e hexágonos, obter o icosaedro truncado.

Os materiais utilizados, para a construção do icosaedro truncado, foram embalagem de papel reciclável e elástico para unir os pentágonos e hexágonos. Foi mostrado que pode ser uma atividade interdisciplinar, que além de proporcionar o desenvolvimento da coordenação motora, é possível trabalhar com Artes, Educação Física e Química, de acordo com os conceitos que se espera que os estudantes se apropriem. Nesta oficina foi destacado que existem cinco tipos de poliedros de Platão, mas que não são só os poliedros regulares. Além disso, foi disponibilizado o modelo dos objetos que foram utilizados.

Os participantes avaliaram positivamente a metodologia e declararam que é possível desenvolver a atividade com os estudantes da educação básica. Cada participante levou um kit com as peças do icosaedro truncado.

cicloMAT 16jun2018