Página inicial > Últimas Notícias > Prata da casa: proteção contra descargas e surtos elétricos em residência popular é tema de pesquisa de estudante do IFSP-BRA

Criado: Terça, 11 de Setembro de 2018, 10h52

TCCTatiane jul2018A "Proteção contra descargas atmosféricas e  surtos elétricos em uma residência popular urbana" foi tema do trabalho de conclusão de curso (TCC) da graduanda do curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial do IFSP-BRA, Tatiane Aparecida Vieira.

No intuito de entender como realizar os cálculos para análise de risco e analisar a viabilidade econômica para a proteção contra os efeitos das descargas atmosféricas diretas ou indiretas em uma residência fictícia, de padrão popular, a estudante esmiuçou a norma NBR 5419:2015, que rege a proteção de estruturas (prédios e casas) contra descargas atmosféricas. Por ter sido atualizada recentemente, há poucos artigos e livros relacionados disponíveis, e somente softwares pagos para efetuar os cálculos.

O Brasil lidera o ranking de países em incidência raios no mundo e, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre 2012 e 2017, recebeu uma média de 77,8 milhões de raios a cada ano.

A graduanda foi orientada pelos professores Luciano Guimarães Mendes e Enzo Gaudino Mendes. Além destes, compuseram a banca examinadora os professores Clayton Eduardo dos Santos, do IFSP-BRA, e  Giovanni Henrique Faria Floriano, do Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL.

Prata da casa

O projeto aqui apresentado dá início a uma nova seção do site, que se chamará Prata da Casa. Nesta seção serão apresentados projetos desenvolvidos por estudantes e servidores do Câmpus Bragança Paulista, com o objetivo de valorizar a produção destes e apresentar à sociedade a produção do câmpus.

A partir dos próximos semestres, os coordenadores de curso deverão indicar um TCC para publicação de artigo, além de trabalhos destacados pelas Coordenadorias de Pesquisa e da Extensão. No caso deTCCs, o artigo somente será publicado após a entrega do mesmo na biblioteca, para evitar que se desvirtue a sequencia de trâmites necessários à conclusão do curso.