Página inicial > Últimas Notícias > Veja como foi a oficina "Frações e figuras geométricas, material manipulável visando uma aprendizagem mais efetiva"

Criado: Terça, 14 de Agosto de 2018, 16h31
imagem sem descrição.

No último sábado, dia 11/08, foi realizada no Câmpus Bragança Paulista do IFSP a oficina “Frações e figuras geométricas, material manipulável visando uma aprendizagem mais efetiva”, promovida pelo projeto de Extensão “Oficinas pedagógicas de Matemática para educação básica”, com o objetivo principal de apresentar um material manipulável e as possibilidades do seu uso nas aulas, para que estudantes da educação básica se apropriem dos conceitos e operações com frações.

A oficina, que foi conduzida pela Professora Iracema H. I. Arashiro, iniciou com uma conversa informal com os participantes, depois foram apresentadas as pesquisas realizadas das dificuldades que estudantes tem e exemplos de erros comuns na resolução de problemas. Além disso, foi destacado os diferentes significados de frações como: número, parte todo, quociente, medida e operador multiplicativo. Após essas considerações, foi apresentado o material manipulável formado com diversas peças geométricas com tempo para o reconhecimento do material e em seguida a representação fracionária de cada figura.

Os participantes puderam vivenciar o uso do material didático para desenvolver as atividades propostas em que foram exploradas as quatro operações básicas e finalmente houve o momento de usar o material como um jogo para efetivar a aprendizagem. Houve um número expressivo de participantes, que avaliaram a atividade positivamente, e todos puderam levar um kit do material utilizado na oficina.

oficinaMAT 11ago2018