Página inicial > Últimas Notícias > Reuniões com avaliadores externos para recredenciamento do IFSP

Reuniões com avaliadores externos para recredenciamento do IFSP

Criado: Terça, 02 de Agosto de 2016, 11h54

Entre os dias 3 e 5 de agosto, o Câmpus Bragança Paulista receberá a visita do Inep/MEC como parte do processo para o recredenciamento do IFSP como instituição de educação superior. O câmpus foi um dos seis campi do IFSP selecionados para receber as equipes de avaliadores para visita in loco.

Nesta avaliação externa serão analisados cinco eixos previstos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes): Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura Física.

Seguindo a programação da comissão, também serão realizadas reuniões com os diferentes segmentos da comunidade acadêmica: a reunião com os docentes está programada para as 18h do dia 3/8, quarta-feira, seguida da reunião com os discentes, às 19h30. Com os técnicos-administrativos, a reunião será às 9h do dia 4/8, quinta-feira. As reuniões serão realizadas no auditório, e todos são convidados a participar nos horários de seus respectivos segmentos, considerando a lotação máxima para 80 pessoas no espaço.

Saiba mais sobre o recredenciamento de instituições de ensino superior

O processo de recredenciamento tem por objetivo verificar se as instituições atendem aos padrões necessários para a oferta de um ensino de qualidade e oferecem as condições mínimas estabelecidas para sua inclusão no tipo de estabelecimento no qual estão classificadas: universidade, centro universitário, faculdades integradas, faculdades, institutos e escolas superiores.

O Instrumento de Avaliação Institucional Externa tem como objetivo atender à diversidade do sistema de educação superior e respeitar a identidade das instituições que o compõem. Considera, assim, as especificidades das diferentes organizações acadêmicas, a partir do foco definido no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e nos processos de avaliação institucional (interna e externa).

O conceito obtido e os relatórios sobre o recredenciamento do IFSP pelo INEP/MEC podem ser acompanhados pela página da Comissão Própria de Avaliação (CPA).