Página inicial > Últimas Notícias > Oficina propõe usar o Tear de Kumihimo no ensino de ângulos para crianças de 5º e 6º anos do EF

Criado: Segunda, 29 de Agosto de 2016, 18h07

No próximo sábado, dia 03/09/2016, às 9h, na sala 5 do Câmpus Bragança Paulista, será realizada a oficina “O Tear de Kumihimo como apoio didático para a contextualização do ensino de ângulos para crianças de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental”.

Ministrada pela Profª Drª Adriana Correia Almeida Batista, do Campus Passos do IFSULMG, a atividade faz parte do Ciclo de Palestras e Oficinas para Formação Geral de Educadores e Professores de Matemática e tem previsão de 2h30.

A proposta da oficina é propiciar ao professor ou licenciando de Matemática uma experiência educativa, envolvendo o conteúdo introdutório de ângulos a partir da manipulação de um instrumento de trabalho manual, o Tear de Kumihimo. O participante dessa oficina produzirá o tear, mobilizando conceitos básicos de ângulos e medidas, tais como, ângulos básicos, sentidos horário e anti-horário, volta inteira e meia volta. Após a fabricação do tear, o aluno, ainda apoiado nos conceitos citados acima, produzirá um chaveiro de fitas, possibilitando perceber a relação entre este produto final e a correta orientação angular para a finalização do processo.

Os interessados devem fazer inscrição pelo link http://goo.gl/EYrpk2, e trazer uma tesoura no dia da oficina.

Objetivos da oficina:

- Problematizar a importância do planejamento e da realização de planos de aulas.

- Propiciar discussões acerca do caráter interdisciplinar da matemática.

-  Relacionar conteúdos matemáticos específicos de um ano/série do Ensino Fundamental com práticas escolares inclusivas e significativas aos educandos.