Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Participe da atividade cultural “Máscaras: Histórico, Africanidade, Usos e Funções" no dia 20/05
Início do conteúdo da página

Participe da atividade cultural “Máscaras: Histórico, Africanidade, Usos e Funções" no dia 20/05

Criado: Sexta, 12 de Mai de 2017, 11h04

No dia 20 de maio, sábado, será realizada das 9h às 12h, no LAB 1-A do Câmpus Bragança Paulista do Instituto Federal de São Paulo, a atividade cultural “Máscaras: Histórico, Africanidade, Usos e Funções", desenvolvida pelas professoras Me. Ivanilda Amado Cardoso e Dra. Maria José de O. Nascimento, como prosseguimento ao projeto de extensão “Ciclo de palestras, oficinas e atividades culturais para formação geral de educadores e professores de matemática”, iniciado em 2016. 

Será apresentada uma breve contextualização histórica, seus usos, funções estéticas e ritualísticas, com objetivo de problematizar a visão estereotipada construída sobre o continente africano, por isso vamos resgatar a estética na arte africana e apresentar alguns exemplos de como a mesma está articulada com os demais processos artísticos do mundo, inspirando fortemente movimentos, como, por exemplo, o Cubismo e, pintores como Pablo Picasso em sua obra Les Demoiselles D'avignon.

Os participantes também terão a oportunidade de confeccionar suas próprias máscaras utilizando de diferentes materiais, que devem ser trazidos pelos mesmos (1 rolo de bandagem gessada com 10 cm de largura - encontrado em casas de produtos cirúrgicos, saco de papel que caiba a cabeça, toalha de rosto, vasilha plástica, materiais para pintar, decorar e montar as máscaras, tais como, papéis de diferentes texturas e cores, cartolinas, tesoura, cola, tintas, pinceis, vasilha para água e tintas, barbante, lantejoulas etc). O acabamento das máscaras será de acordo com a função a que ela se destina. 

Podem participar professores, alunos de licenciatura e demais interessados. As vagas são limitadas e a inscrição prévia deve ser feita por meio do link https://goo.gl/3Yhx1z

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página