Página inicial > Últimas Notícias > Bolsistas de Iniciação Científica do Câmpus Bragança Paulista participam de Encontro Científico na USF

Criado: Sexta, 12 de Mai de 2017, 22h10

No 11 de maio, estudantes dos cursos Técnicos Integrados e da Licenciatura em Matemática representaram o Câmpus Bragança Paulista do IFSP no XXIII Encontro de Iniciação Científica da Universidade São Francisco (USF), apresentando resultados das pesquisas realizadas no desenvolvimento de seus projetos de Iniciação Científica.

encontroIC USF 11mai2017a

O evento foi realizado no Câmpus Itatiba da USF, que promoveu, nos dias 10 e 11 de maio, outros eventos como XVI Encontro de Pós-Graduação, XII Encontro de Extensão Universitária e X Seminário de Estudos do Homem Contemporâneo.

Na foto, entre o prof. Edilson Rosa Barbosa de Jesus e a professora Ana Cristina Gobbo César, orientadores dos projetos de pesquisa, da esquerda para a direita estão os estudantes Mariana Élyn, Maria Amália, Karina, Monik e Bruna Elisa.

Pesquisa realizada em parceria entre o câmpus e a empresa MaxGear

No encontro, a estudante Maria Amália Martuci, do curso Técnico Integrado em Mecânica apresentou resultados parciais de sua pesquisa de iniciação científica desenvolvida em parceria com a empresa fabricante de componentes automotivos MaxGear.encontroIC USF 11mai2017b

O projeto de pesquisa pretende avaliar o potencial citotóxico da areia de base, usada na moldagem de peças, e da areia descartada, após o processo de fundição. Para testar a citotoxicidade destes resíduos, a aluna tem utilizado o bioensaio denominado teste Allium cepa.

A pesquisa que é fruto de uma parceria viabilizada pelo projeto “Conexão Indústria”, é orientada pela profa Ana Cristina Gobbo César e coorientada pelo prof Edilson Rosa Barbosa de Jesus, com apoio do Sr Miguel Rodrigues que é  Supervisor de Fundição e Tratamento Térmico na MaxGear.

Com informações e fotografia da profa. Ana Cristina Gobbo César