Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > "Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente" será tema de palestras e discussões na próxima quarta-feira
Início do conteúdo da página

"Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente" será tema de palestras e discussões na próxima quarta-feira

Criado: Sábado, 10 de Junho de 2017, 11h30

Será que uma pessoa negra já inventou alguma coisa na ciência e tecnologia? Negro é inteligente? Cite um nome de uma cientista ou cientista afro. Por que será que não lembra de nenhum nome? Este é o tema da palestra Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente, que será ministrada pelo professor Carlos Eduardo Dias Machado, na próxima quarta-feira, dia 14 de junho, no Câmpus Bragança Paulista do Instituto Federal de São Paulo.

De acordo com o docente, inventores e cientistas negros criaram inovações que fazem parte do nosso cotidiano, mas foram ocultados da história da ciência devido à escravidão, colonialismo e racismo. Assim, propõe-se a problematizar o imaginário que restringe as produções da comunidade negra aos aspectos culturais.

Trata-se de um estudo histórico sobre a participação negra nas ciências exatas, biológicas e humanas, acrescido de dados sobre a situação nos EUA, no Brasil, nos antigos reinos africanos e nos 54 países soberanos que, em 2017, compõem o continente africano. Versa sobre as invenções africanas e afrodescendentes dos tempos antigos e modernos que, com o passar dos anos, caíram no esquecimento e foram marginalizadas pelo eurocentrismo. É importante saber que essas mulheres e homens de origem africana participaram de algumas invenções que mudaram os rumos da história moderna. O objetivo é apresentar dados históricos que auxiliem o processo de implementação da Lei n. 10.639/2003 que institui a História da África e dos Afro-brasileiros nos sistemas de ensino. 

A palestra será ministrada em dois horários: às 14h15, para estudantes dos cursos técnicos integrados, e às 16h15, no Encontro de Formação Continuada, com a participação de todos os docentes do câmpus e demais servidores que se interessem pela temática.

registrado em:
Fim do conteúdo da página