Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do IFSP representam Bragança Paulista na Olimpíada Paulista de Matemática

Criado: Quarta, 16 de Agosto de 2017, 16h01

No último sábado, 12 de agosto, os estudantes dos primeiros e segundos anos dos cursos Técnicos Integrados participaram da Primeira Fase da Olimpíada Paulista de Matemática (OPM). O Instituto Federal de São Paulo foi a única escola de Bragança Paulista inscrita e, desta forma, os estudantes do Campus representam o município nesta importante competição.

A OPM é uma competição tradicional realizada no Estado de São Paulo há mais de 40 anos, com o objetivo de descobrir talentos na matemática e incentivar o estudo nessa área.

Esta olimpíada destina-se aos alunos matriculados em estabelecimentos públicos e privados de Ensino Fundamental e Médio do Estado de São Paulo. Os alunos poderão ser inscritos em 3 níveis diferentes: nível Alfa – alunos matriculados no 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; Nível Beta: alunos matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; Nível Gama (dos quais os estudantes do IFSP participam) alunos matriculados na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Ainda podem ser aceitos como participantes, a critério da Comissão Organizadora, alunos de escolas de outros Estados e Países.

De acordo com o regulamento divulgado na página da OPM (http://www.opm.mat.br/), as provas são realizadas em 2 fases: Primeira Fase e Fase Final. Na Primeira Fase, as provas são elaboradas pela Comissão Organizadora e aplicadas e corrigidas pelos professores de cada escola participante, com base nos gabaritos e critérios de correção divulgados pela Comissão Organizadora. Após receber de cada escola inscrita o Relatório de Desempenho dos participantes na Primeira Fase, a Comissão Organizadora analisa e então divulga em seu site a lista de convocados para a Fase Final.

Na Fase Final, as provas serão elaboradas, aplicadas e corrigidas pela Comissão Organizadora, e acontecerão no câmpus da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo no dia 07 de outubro. Na Fase Final, cada escola poderá participar com no máximo 5 alunos em cada nível. A cerimônia de premiação será realizada no mesmo dia, a partir das 16h30min. Os melhores alunos são convidados a participar da Olimpíada Rioplatense de Matemática, que é normalmente realizada na Argentina e reúne vários países.