Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Veja como foi a oficina "Teorema de Pitágoras: do concreto ao digital"
Incio do contedo da pgina

Veja como foi a oficina "Teorema de Pitágoras: do concreto ao digital"

Criado: Quarta, 16 de Agosto de 2017, 23h00

No dia 05 de agosto, foi realizada a oficina "Teorema de Pitágoras: do concreto ao digital", pelo professor Me. Daniel Tebaldi Santos, como parte integrante do Projeto de Extensão: “Ciclo de palestras, oficinas e atividades culturais para a formação geral de educadores e professores de matemática”.

O professor iniciou a oficina abordando a origem do Teorema de Pitágoras, e desmistificando algumas questões em relação à origem da utilização deste teorema, que embora seja conhecido como Teorema de Pitágoras, ele já era utilizado por diversos povos para resolver problemas práticos. Ele falou também sobre quem foi Pitágoras, a Escola Pitagórica e de como eles contribuíram para a organização e sistematização do pensamento matemático e consequentemente a sua importância para o desenvolvimento da matemática como ciência. Em seguida o professor propôs uma atividade para comprovar o teorema partindo do material concreto, para isso os participantes individualmente desenharam um triângulo retângulo e os respectivos quadrados dos lados correspondentes em um papel cartão e fizeram os recortes como propôs Henry Perigal em sua conjectura. Em seguida sobrepuseram os recortes sobre o quadrado maior de forma que puderam comprovar o famoso teorema.

Após a confirmação feita em material concreto, a oficina seguiu para a construção da mesma atividade no software Geogebra, no qual os participantes foram orientados à construção utilizando a mesma conjectura de Henry Perigal, mostrando assim a possibilidade de utilização de comprovar o teorema tanto no material concreto quanto no ambiente digital.

oficinaMat 5ago2017

registrado em:
Fim do contedo da pgina