Página inicial > Últimas Notícias > Veja como foi a palestra “As habilidades sociais educativas como instrumentos para a promoção de relações produtivas e harmônicas na escola”

Criado: Quarta, 22 de Novembro de 2017, 11h05
imagem sem descrição.

No dia 11 de novembro, no auditório do Câmpus Bragança Paulista, foi realizada a palestra "As habilidades sociais educativas como instrumentos para a promoção de relações produtivas e harmônicas na escola", com a psicóloga Me. Aysa Mara Roveri Arcanjo. A atividade foi parte integrante do Projeto de Extensão: “Ciclo de palestras, oficinas e atividades culturais para a formação geral de educadores e professores de matemática”.

A palestra teve início com a apresentação do tema e questionamento sobre quais eram as habilidades sociais educativas. Para compreensão do tema, foi desenvolvida uma dinâmica onde cada participante sorteava duas palavras, de uma caixa, que estavam associadas com relações interpessoais. Em seguida, os participantes expressaram seu conhecimento sobre as palavras que tinham em mãos e isso promoveu reflexão e discussão sobre atitudes que promovem uma boa convivência.

Após esta dinâmica, a psicóloga destacou quais eram as habilidades sociais e enfatizou que tais habilidades são fundamentais para a resolução de problemas interpessoais. Além disso, para a resolução desses problemas, é importante: identificar a existência de um problema (conflito); imaginar as possíveis soluções; prever as consequências destas soluções e percebê-las com base na perspectiva do outro; escolher uma alternativa para tomada de decisão; e implementação e posterior avaliação.

Na palestra foram conceituadas algumas das habilidades sociais educativas, aquelas intencionalmente voltadas para o desenvolvimento e da aprendizagem do outro, em situação formal ou não formal. Além disso, foi valorizado a importância de desenvolver tais habilidades para a formação humana.

Estiveram presentes professores da rede estadual e municipal, alunos curso de licenciatura em Pedagogia e em Matemática.

cicloMat nov2017