Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estudante do Câmpus Bragança Paulista fica em 2º lugar em Hackathon promovido pela Transparência Brasil
Início do conteúdo da página

Estudante do Câmpus Bragança Paulista fica em 2º lugar em Hackathon promovido pela Transparência Brasil

Criado: Terça, 10 de Abril de 2018, 10h27

hackathonMatheus mar2018

Entre os dias 10 e 11 de março, nos dias 10 e 11, o estudante Matheus Mendes, do 3º ano do curso Técnico Integrado em Informática, conquistou o 2º lugar com sua equipe (foto) no Hackathon Tá de Pé, promovido pela Transparência Brasil e realizado no Google Campus São Paulo.

Um hackathon é uma maratona de desenvolvimento organizado por instituições que buscam encontrar soluções, assim recrutando vários desenvolvedores e pessoas de variados perfis para colaborarem. A partir dos problemas evidenciados pela organização do evento, esperava-se que cada time apresentasse ao final do evento em um pitch de 5 minutos a solução desenvolvida. 

O Tá de pé é um aplicativo de impacto social que propõe ao usuário que ele fiscalize obras de escolas atrasadas em sua região, e possa alertar o atraso através de fotos - que são analisadas por engenheiros. Se for confirmado o atraso a esquipe responsável pelo aplicativo se encarrega de alertar os órgãos competentes para cobrar o atraso. Com base neste projeto o objetivo durante o Hackathon Tá de Pé era desenvolver soluções que: 

  • Diminuíssem o custo do usuário para fazer os alertas (combustível até o local, tempo, etc.)
  • Aumentasse a permanência do usuário na aplicação  
  • Facilitasse o engajamento. 

Após a formação das equipes e algumas palestras, iniciou-se o desenvolvimento. Os participantes utilizaram todo o final de semana para desenvolver. No final do evento, no domingo, 5 equipes apresentaram soluções. 

O projeto desenvolvido pela equipe do Matheus, #SuaFotoMudaoMundo, era composto por uma plataforma WEB, que visava facilitar o uso do aplicativo aos usuários afastados de escolas, que só queiram acompanhar os alertas, e trazer algum benefício pelas ações do usuário, que estão colaborando com a sociedade. Assim, eles definiram um sistema de pontuação, que na proposta seriam trocados em organizações parceiras por benefícios, como alimentos, cursos e etc. Todos os projetos desenvolvidos foram colocados em licença aberta.

Para Matheus "a melhor recompensa com certeza foi a experiência adquirida, o contato com outros profissionais, e a chance de trabalhar em sintonia com uma ótima equipe. Além de poder conhecer mais por dentro um projeto em desenvolvimento, e poder colaborar com a melhoria dessa plataforma que busca ajudar a sociedade."

Mais informações em https://www.transparencia.org.br/blog/diversidade-gera-mais-inovacao-na-hackathon-ta-de-pe/#more-223

Com informações da profa. Talita de Paula Cypriano Costa e do próprio aluno

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página