Página inicial > Últimas Notícias > Participe da oficina "Embalagens diversas como material de ensino de Geometria"

Participe da oficina "Embalagens diversas como material de ensino de Geometria"

Criado: Quinta, 10 de Mai de 2018, 15h16
imagem sem descrição.

No dia 19 de maio, sábado, será realizada a oficina "Embalagens diversas como material de ensino de Geometria", desenvolvida pela Profª Renata Diniz Pereira professora do Colégio Claretiano SP e E.E. Tarcísio Alvares Lobo. A atividade é integrante do Projeto de Extensão: “Ciclo de palestras, oficinas e atividades culturais para a formação geral de educadores e professores de matemática”, e será realizada das 9h às 12h, na sala B508 do Câmpus Bragança Paulista do IFSP, localizado à  Av. Major Fernando Valle, 2013 - São Miguel - Bragança Paulista - SP, Brasil (acesso pelo retorno para Villa Real de Bragança, na rod. Cap.Barduíno).

A oficina é voltada para professores da educação básica, para estudantes do curso de licenciatura e interessados na área de ensino de matemática.

Nesta oficina propõe-se desmistificar a geometria trazendo o lado lúdico, instigando a percepção através da manipulação das diversas formas geométricas presentes nas embalagens. As embalagens presentes no nosso cotidiano é um material rico para abordagens dos conceitos desenvolvidos em Geometria e em outras áreas do conhecimento. As informações contidas nelas permitem o trabalho da interdisciplinaridade com a arte, biologia, química, história e geografia. Esta abordagem permite que o aluno perpasse pelos primeiros níveis de desenvolvimento de van Hiele: visualização, análise e dedução informal.

Essa proposta faz com que o ensino de geometria na escola básica não fique restrito apenas a fórmulas, figuras básicas prontas e resolução de problemas e percebam o quanto a Matemática está presente na nossa vida. A oficina pretende colaborar com a dinâmica das aulas, iniciando a aula com a geometria espacial e chegando à geometria plana, perfazendo um caminho inverso de modo a diversificar o ensino de geometria para a educação básica.

As oficinas do Ciclo são gratuitas e haverá certificados aos participantes! A inscrição deve ser realizada através do link: http://goo.gl/pPfRfh. Solicita-se aos participantes que tragam algumas embalagens vazias.