Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Artigo > Vestibular IFSP: acompanhe as convocações para matrícula
Incio do contedo da pgina

Vestibular IFSP: acompanhe as convocações para matrícula

Criado: Quarta, 27 de Janeiro de 2021, 15h27

Candidatos listados na 4ª convocação para matrícula devem efetuar a matrícula de 25 a 26 de março 

O IFSP está com inscrições abertas, até o dia 11 de fevereiro, para 2.400 vagas em cursos superiores de Licenciatura, Bacharelado e Tecnologia, ofertados por 19 câmpus no 1º semestre de 2021. Todos os cursos do IFSP são gratuitos, sem taxas de matrícula ou mensalidades.

A seleção dos candidatos será feita por meio de análise de histórico escolar. Não há provas, nem cobrança de taxa de inscrição.

Portal do Candidato

Como fazer a matrícula

Tutoriais para matrícula

Vagas remanescentes

Os candidatos que concluíram ou irão concluir o ensino médio regular devem informar as notas finais ou conceitos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática obtidas no 2º ano do ensino médio. Os que concluíram ou irão concluir em outro modelo não regular, a exemplo de curso supletivo, devem inserir as notas finais dessas disciplinas, no período equivalente ao 2º ano. Aqueles que concluíram o ensino médio por meio de exames de certificação (Enem, Encceja) devem informar a nota final de Língua Portuguesa e Matemática obtida na certificação. As informações sobre como inserir as notas no sistema estão descritas no item 4.10 e no Anexo I do edital.

Os interessados devem ler atentamente o Edital nº38/2021, realizar o cadastro no Portal do Candidato e preencher o formulário eletrônico de inscrição e o questionário socioeconômico. Cada candidato poderá efetivar apenas uma única inscrição neste processo.

Em caso de dúvidas ou outras informações, enviar e-mail para estudeaqui@ifsp.edu.br

 

Documentos

 

Câmpus

As vagas para os cursos superiores estão distribuídas em 19 câmpus: Avaré, Barretos, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Capivari, Catanduva, Guarulhos, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Pirituba, Presidente Epitácio, Registro, São Carlos, São João da Boa Vista, Sertãozinho e Sorocaba.

Os cursos e a quantidade de vagas ofertadas por câmpus podem ser consultados no Anexo III do edital. Em caso de dúvidas ou outras informações, enviar e-mail para estudeaqui@ifsp.edu.br ou para o braganca@ifsp.edu.br.

vestibularIFSP 1sem2021

  

Cronograma do Vestibular IFSP

Depois de 09/03/2021, para informações sobre eventuais vagas remanescentes, entrar em contato direto com o Câmpus pelo e-mail crabraganca@ifsp.edu.br

 

 reproduzido de https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/2001-vestibular-ifsp-inscricoes-abertas-para-2-400-vagas-em-cursos-superiores-gratuitos (Última atualização em Segunda, 01 de Março de 2021, 13h41)

 

(atualizado em 18/02/2021) Vestibular IFSP: divulgada a relação preliminar de inscrições. Recursos nos dias 19 e 20/02

Foi divulgada a Relação preliminar das inscrições para o VESTIBULAR IFSP (Edital nº38/2021). Destaca-se que este documento não significa convocação para matrícula. Na relação constam as informações sobre a situação da inscrição de todos os candidatos, de forma a garantir a transparência do processo, por meio do acesso público à todas as informações.

De acordo com o item 6.5 do Edital 038/2021, nos dias 19 e 20/02/2021, os candidatos que tiveram a inscrição indeferida poderão interpor recurso quanto à situação da inscrição, no endereço eletrônico https://processoseletivo.ifsp.edu.br/, por meio das seguintes etapas:

  1. Acessar o sistema, ícone “Entrar”, com CPF e senha;
  2. Escolher a opção “Minhas Inscrições”;
  3. Visualizar a inscrição;
  4. Escolher a opção “Recurso”;
  5. Obrigatoriamente, informar as notas e reenviar o documento escolar, de acordo com o motivo do indeferimento e os termos do Edital;
  6. Descrever a justificativa e enviar a solicitação;
  7. Para fins de comprovação, salvar a tela final.

IMPORTANTE: candidatos que tiveram a inscrição deferida/confirmada não devem solicitar recurso.

O resultado dos recursos e a homologação das inscrições serão divulgados dia 25/02/2021, no endereço eletrônico https://bra.ifsp.edu.br/artigo/2535, como atualização no artigo geral sobre este processo seletivo.

 

 

(atualizado em 25/02/2021) Vestibular IFSP: divulgada a relação das inscrições confirmadas. Recursos nos dias 26 e 27/02

Foi divulgada a Relação das inscrições confirmadas para o VESTIBULAR IFSP (Edital nº38/2021). Destaca-se que este documento não significa convocação para matrícula. Na relação constam apenas os candidatos que tiveram a inscrição deferida, cuja classificação será baseada na Média Final, de acordo com os critérios de desempate previstos no item 6.2 do edital.

Não constam nesta relação os candidatos que tiveram a inscrição indeferida e não apresentaram recurso no prazo estipulado, assim como os que tiveram o pedido de recurso indeferido. O motivo do indeferimento pode ser consultado na área restrita do candidato, no endereço: https://processoseletivo.ifsp.edu.br.

Dias 26 e 27/02/2021, caso alguma imprecisão seja verificada neste documento, poderá ser interposto Recurso contra as Inscrições Confirmadas, por meio das seguintes etapas:

  1. Acessar o endereço eletrônico http://ead3.ifsp.edu.br/selecao/recurso/;
  2. No campo “Edital”, encontrar o Edital nº 038, de 26 de janeiro de 2021;
  3. No campo “Nome”, descrever o nome da pessoa inscrita;
  4. No campo “CPF”, descrever o CPF da pessoa inscrita;
  5. No campo “E-mail”, descrever o e-mail da pessoa inscrita;
  6. Preencher o formulário Recurso Contra as Inscrições Confirmadas, Anexo IX do Edital 038/2021, com as informações sobre a solicitação de recurso e os dados da inscrição;
  7. Salvar o formulário em formato PDF
  8. Anexar no campo “Escolher arquivo”;
  9. Clicar em “Enviar” e concluir o pedido.
  10. Para fins de comprovação, salvar a tela final com a mensagem “Seu recurso foi enviado”

IMPORTANTE:

  • Não serão analisados recursos sobre inscrições não concluídas ou indeferidas;
  • Não serão aceitas alterações das informações descritas na ficha de inscrição, de acordo com item 4.23 do edital.

O Resultado dos Recursos contra a Relação Preliminar das Inscrições e a Classificação serão divulgados no dia 01/03/2021 e a 1ª Convocação para Matrícula será divulgada no dia 02/03/2021, no endereço eletrônico https://bra.ifsp.edu.br/artigo/2535, como atualização no artigo geral sobre este processo seletivo.

 

 

(atualizado em 01/03/2021) Vestibular IFSP: divulgada a classificação dos candidatos

Foi divulgada a Classificação dos candidatos inscritos para o VESTIBULAR IFSP (Edital nº38/2021). Destaca-se que este documento não significa convocação para matrícula.

Esta Classificação contém o nome de todos os candidatos inscritos, de acordo com as notas obtidas, por câmpus, curso e turno, bem como seus números e informações sobre escolaridade, autodeclaração e deficiência.

A 1ª lista de convocação para a matrícula será divulgada no dia 02/03 e obedecerá a divisão de vagas constante na Tabela 1. do Edital, definidas pelo item 5.2, e conterá o nome dos candidatos convocados, por curso e turno, de acordo com o número de vagas ofertadas.

Primeiramente serão convocados os candidatos classificados dentro do número de vagas para Ampla Concorrência, de acordo com a classificação obtida, independentemente de ter direito às vagas reservadas.

A partir do número de vagas para ampla concorrência, serão convocados os candidatos que têm direito às vagas reservadas pela Lei Nº 12.711, de 29 de agosto de 2012.

A existência de vagas em uma determinada opção e a falta de candidatos inscritos para ocupá-las possibilitam a convocação de candidatos de outras opções, conforme Item 7 do Edital.

 

 

(atualizado em 03/03/2021) Vestibular IFSP: divulgada a convocação para a matrícula

Considerando o Edital IFSP N°038, de 26 de janeiro de 2021, após a publicação da Classificação e de acordo com os critérios de ocupação das vagas, todos os candidatos da 1ª Convocação para a matrícula estão convocados para efetuar a matrícula, no período de 04/03/2021 até 08/03/2021.

A matrícula deverá ser solicitada pelos candidatos convocados, por meio do portal GOV.BR, conforme orientações constantes na página a seguir: https://www.ifsp.edu.br/noticias/2017-ifspdisponibiliza-tutoriais-para-matricula-online, e de acordo com as orientações abaixo:

a) Criar uma conta no GOV.BRwww.gov.br

Caso o candidato tenha utilizado, na inscrição do processo seletivo, o CPF do responsável, é possível fazer a troca desde que a informação seja encaminhada para o câmpus, no qual a matrícula será solicitada, conforme endereços constantes na tabela 01.

b) Preencher o formulário de matrícula que consta no link: https://www.gov.br/ptbr/servicos/matricular-se-em-curso-de-educacao-superior-de-graduacao-licenciaturatecnologia-e-bacharelado-ifsp

Nessa etapa o candidato aprovado no processo seletivo deverá preencher o formulário de matrícula online, ficando atento aos campos obrigatórios, bem como fazendo o upload de todos os demais formulários e ou documentos exigidos no edital do processo seletivo, lembrando que a falta de informações ou documentos poderá ensejar no indeferimento da matrícula.

Todas as informações prestadas são de responsabilidade do candidato ao preencher o formulário de matrícula, sob pena de ter seu pedido de matrícula indeferido.

Segue o link com os Vídeos Tutoriais do Preenchimento do Formulário de Matrícula dos Cursos Superiores de Graduação: https://youtu.be/sMWAXYqSin8 

c) Aguardar o processamento da matrícula

Nessa etapa o candidato deverá ficar atento caso seja solicitada a correção de alguma informação prestada no preenchimento do formulário eletrônico, que poderá ser retificada até 10/03/2021.

O acompanhamento do processamento da matrícula será por meio de mensagem ao e-mail cadastrado no portal GOV.BR (ou consulta ao serviço no portal GOV.BR).

ATENÇÃO:

  • Caso o sistema esteja fora do ar o candidato deverá entrar em contato com o Câmpus através do e-mail matricula.bra@ifsp.edu.br
  • Serão considerados desistentes os candidatos aprovados em processo seletivo que não efetuarem a matrícula no prazo constante nesse documento (04/03/2021 até 08/03/2021).
  • Será nula, a qualquer tempo, de pleno direito, a matrícula realizada com documentos falsos ou adulterados, ficando o responsável passível de implicações legais.
  • Verificado o não atendimento dos requisitos estabelecidos em edital para ingresso, o diretor-geral do câmpus poderá, a qualquer tempo, indeferir a matrícula do candidato classificado.
  • Caso não sejam preenchidas todas as vagas em 1ª chamada, as próximas convocações serão divulgadas nos endereços eletrônicos de cada Câmpus, juntamente com o número de vagas restantes.

Cabe dedicar, ainda, atenção ao disposto na versão integral do Edital, disponível em https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/2001-vestibular-ifsp-inscricoes-abertas-para-2-400-vagas-em-cursos-superiores-gratuitos

 

 

(atualizado em 11/03/2021) Vestibular IFSP: divulgada a 2ª convocação para matrícula

Considerando o Edital IFSP N°38, de 26 de janeiro de 2021, após a realização da 1ª Convocação para matrícula, de acordo com os critérios de ocupação das vagas e o número de vagas ociosas, todos os candidatos em seguida listados estão convocados para efetuar a matrícula, no período de 16/03/2021 até 19/03/2021.

A matrícula deverá ser solicitada pelos candidatos convocados, por meio do portal GOV.BR, conforme orientações constantes na página a seguir: https://www.ifsp.edu.br/noticias/2017-ifspdisponibiliza-tutoriais-para-matricula-online, e de acordo com as orientações indicadas no documento da convocação.

Caso o sistema esteja fora do ar, o candidato deverá entrar em contato com o Câmpus através dos e-mails matricula.bra@ifsp.edu.br e crabraganca@ifsp.edu.br.

 

 

(atualizado em 22/03/2021) Vestibular IFSP: divulgada a 3ª convocação para matrícula

Considerando o Edital IFSP N°38, de 26 de janeiro de 2021, após a realização da 2ª Convocação para matrícula, de acordo com os critérios de ocupação das vagas e o número de vagas ociosas, todos os candidatos em seguida listados estão convocados para efetuar a matrícula, no período de 23/03/2021 até 24/03/2021.

A matrícula deverá ser solicitada pelos candidatos convocados, por meio do portal GOV.BR, conforme orientações constantes na página a seguir: https://www.ifsp.edu.br/noticias/2017-ifspdisponibiliza-tutoriais-para-matricula-online, e de acordo com as orientações indicadas no documento da convocação.

Caso o sistema esteja fora do ar, o candidato deverá entrar em contato com o Câmpus através dos e-mails ariianapaulla@ifsp.edu.br e crabraganca@ifsp.edu.br 

 

 

(atualizado em 25/03/2021) Vestibular IFSP: divulgada a 4ª convocação para matrícula

Considerando o Edital IFSP N°38, de 26 de janeiro de 2021, após a realização da 3ª Convocação para matrícula, de acordo com os critérios de ocupação das vagas e o número de vagas ociosas, todos os candidatos em seguida listados estão convocados para efetuar a matrícula, no período de 25/03/2021 até 26/03/2021.

A matrícula deverá ser solicitada pelos candidatos convocados, por meio do portal GOV.BR, conforme orientações constantes na página a seguir: https://www.ifsp.edu.br/noticias/2017-ifspdisponibiliza-tutoriais-para-matricula-online, e de acordo com as orientações indicadas no documento da convocação.

Caso o sistema esteja fora do ar, o candidato deverá entrar em contato com o Câmpus através do e-mail crabraganca@ifsp.edu.br.

registrado em:
Fim do contedo da pgina