Práticas de Ensinar e Aprender Matemática nos Anos Iniciais: Estatística
Modalidade: Curso de Extensão Presencial
Carga horária: 40 horas
Como ingressar: Confira os processos seletivos em https://bra.ifsp.edu.br/processos-seletivos-extensao
O curso tem como objeto de estudo de conceitos envolvidos em tratamento de dados de uma pesquisa estatística desde a fase de planejamento até a divulgação de resultados que são abordados nos anos iniciais do ensino fundamental. A ideia é discutir formas de explorar os conceitos envolvidos nas fases de uma pesquisa de forma que permita ao professor desenvolver junto a seus alunos a capacidade de ler e interpretar dados organizados na forma de tabelas e gráficos, assim como de coletar dados, organizar e representar objetivando resolver problemas em vários contextos que estejam presentes no cotidiano de seus alunos em situações em que necessitem da tomada de decisões baseadas nas informações e construindo argumentos bem fundamentados para tomada de decisões adequadas que estão previstos na Base nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta é usar o recurso de compartilhamento de saberes e experiências entre os envolvidos (Professores cursistas e professores ministrantes do curso), pois acredita-se que esse processo desenvolva nos professores uma postura reflexiva sobre suas práticas profissionais contribuindo para a formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental.
Objetivos Gerais:
Desenvolver oficinas pedagógicas de estudo, reflexão e investigação colaborativa tendo como foco as práticas de ensinar e aprender matemática/estatística nos anos iniciais do ensino fundamental.
Objetivos específicos:
- Refletir sobre sua própria prática de ensino, analisando as aprendizagens dos alunos e elaborando relatos de trabalho.
- Incentivar, a partir das discussões realizadas nas aulas, o desenvolvimento de situações didáticas de forma a instigar e estimular nos estudantes das escolas que atuam, o espírito investigativo, formas de socializar os resultados encontrados nas pesquisas propostas, estimulando a visão crítica e usando termos adequados para comunicar ideias associadas ao acaso.
- Analisar como são realizados os registros e os registros em si dos participantes, identificando o que demonstram sobre o seu conhecimento a respeito dos conceitos estatísticos abordados.
- Discutir práticas de ensino de matemática nos anos iniciais relativamente aos conceitos envolvidos em
uma pesquisa estatística e no tratamento de dados. - Identificar elementos que interferem favorável e desfavoravelmente na aprendizagem dos alunos em relação ao tema.
- Discutir possibilidades e instrumentos de avaliação da aprendizagem do aluno referente ao aprendizado dos conteúdos trabalhados.
- Planejar situações didáticas e projetos que incluam conhecimentos de estatística, que envolvam resolução de problemas, interdisciplinaridade, jogos e uso de tecnologias.
Público Alvo: Professores da educação básica das escolas da região
Pré-requisitos: Ser professor da educação básica ou estar matriculado em um curso de licenciatura
Conhecimentos desejáveis: Estatística descritiva básica.
Conteúdo Programático:
- A estatística dos anos iniciais do ensino fundamental, educação estatística e fases de uma pesquisa estatística, desde a identificação de um problema, amostragem, levantamento de hipóteses, seleção de variáveis, elaboração das questões; coleta e tratamento de dados, interpretação e socialização dos resultados e inferências (6h).
- Desnaturalização de práticas de ensino que são reproduzidas mecanicamente, sem reflexão, a respeito dos conceitos envolvidos em uma pesquisa estatística e no tratamento de dados (6h).
- Conhecimento especializado do professor que ensina matemática nos anos iniciais: compreender que o conhecimento matemático do professor vai além do “saber fazer”(6h).
- Como avaliar o conhecimento do aluno dos anos iniciais sobre a estatística: busca de indícios sobre o conhecimento matemático do aluno a partir da avaliação de suas produções escritas; discussão da valorização dos resultados sobre os processos (6h).
- Materiais didáticos: conhecimento e discussão sobre materiais didáticos que possam auxiliar na compreensão dos conceitos relacionados à estatística, explorando as potencialidades e limitações desses materiais (4h).
- Recursos tecnológicos para análise de dados (Geogebra e Excel) e materiais manipulativos e jogos como meios de ensino e aprendizagem da aleatoriedade (6h).
- Planejamento colaborativo de sequências didáticas e atividades voltados para o ensino-aprendizagem da estatística que possam ser, e efetivamente venham a ser desenvolvidas nas escolas com as turmas dos cursistas; o aprendizado que emerge do aspecto colaborativo e a associação entre a prática profissional do professor e a investigação em educação matemática (6h).
Metodologia e Avaliação:
O curso está organizado em situações didáticas envolvendo blocos de conteúdos que são abordados nos anos iniciais do ensino fundamental, que poderão dar origem a atividades que serão desenvolvidas pelos cursistas em suas turmas, possibilitando, por conseguinte, o registro dessas experiências para posterior análise e discussão durante as aulas.
Acreditando que o ensino deve partir do conhecimento sobre o desenvolvimento conceitual dos alunos, pretende-se envolver os professores cursistas num processo ativo de construção do conhecimento através da observação do desenvolvimento dos seus alunos, reflexão sobre as observações e registros realizados, proposição de soluções a partir da análise de sua prática e autoavaliação do seu processo formativo ao longo do curso.
Serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: participação dos cursistas nas atividades propostas e apresentações e realização de trabalho sobre os temas abordados em uma escola de educação básica. A nota mínima para aprovação no curso é 6,0 e o percentual de frequência mínimo obrigatório é de 75%.
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