Avaliação da aprendizagem: saberes e processos
Modalidade: Curso de Extensão EaD
Docentes: Profa. Dra. Andréia Silva Abbiati; Prof. Dr. Jean Douglas Zeferino Rodrigues; Profa. Dra. Luana Ferrarotto e Profa. Dra. Marta Fernandes Garcia
Carga horária: 60 horas
Como ingressar: Confira os processos seletivos em https://bra.ifsp.edu.br/processos-seletivos-extensao
O curso toma a escola como objeto de estudo a partir da organização do trabalho pedagógico e, ao mesmo tempo, discute a função ideológica da escola e dos processos de avaliação em relação à sociedade contemporânea. O nÃvel da avaliação da aprendizagem em sala de aula é debatido neste primeiro módulo do curso, já os demais nÃveis serão abordados no segundo módulo. Em ambos, são discutidas novas abordagens para o trabalho pedagógico que permitam visualizar e desenvolver práticas avaliativas amparadas na emancipação humana e da qualidade social da educação.
Objetivo Geral: Refletir sobre a avaliação educacional, de modo a estabelecer relações entre ela e a organização do trabalho pedagógico da escola em nossa sociedade.
Objetivos especÃficos:
- Compreender a relação entre a sociabilidade burguesa e a função social da escola;
- Analisar a função social e a organização do trabalho pedagógico da escola e sua relação com os processos de avaliação;
- Refletir sobre avaliação formal e informal e os possÃveis impactos desta na primeira;
- Conhecer as caracterÃsticas das avaliações diagnóstica, formativa e somativa;
- Construir e desenvolver formas alternativas de processos de avaliação da aprendizagem.
Público-alvo: Professores/as da educação básica
Pré-requisito: Estar lecionando na educação básica
Conteúdo Programático:
1 - A educação e as relações sociais no capitalismo - 10h
A educação e os processos de produção e reprodução do capital
As caracterÃsticas da escola conservadora
2 - A Organização do Trabalho Pedagógico - 15h
O que é a organização do trabalho pedagógico
Os pares dialéticos: objetivo/avaliação e conteúdo/método
Avaliação formal e informal
3 - Avaliação da aprendizagem: concepções e caracterÃsticas - 30h
Avaliações: diagnóstica, formativa, somativa, referência normativa e criteriada
Portfólio
Autoavaliação
4 - Avaliação externa em larga escala: considerações iniciais - 5h
Avaliação externa: caracterÃsticas e finalidades
Metodologia e Avaliação:
Este curso destina-se aos estudos da avaliação da aprendizagem em sala de aula. As aulas serão online, via plataforma Moodle, a partir de encontros sÃncronos e assÃncronos. Serão conduzidas por meio da abordagem da sala de aula invertida, bem como a partir de aulas expositivas e dialogadas, estimulando constantemente o debate e as reflexões individuais e coletivas. Buscar-se-á, a todo momento, utilizar os pressupostos teóricos como subsÃdios para as manifestações cotidianas do trabalho pedagógico e da avaliação educacional, além da utilização de vÃdeos, músicas e outros elementos mediadores para a reflexão.
As atividades individuais e em grupo serão desenvolvidas em ferramentas digitais que possibilitem aos estudantes expressarem suas reflexões, concepções e entendimentos referentes aos assuntos abordados no curso.
Critérios de avaliação:
- Entrega das atividades no prazo estabelecido;
- Utilização do referencial teórico do curso na realização das atividades;
- Estabelecimento de relações entre o cotidiano escolar e o referencial teórico do curso (teoria e prática);
- Consideração dos feedbacks dos docentes para reelaboração das atividades;
- Atendimento às normas da ABNT;
- Frequência: presença nos encontros sÃncronos e entrega das atividades;
- 75% de frequência e média 6,0.
Redes Sociais