Avaliação Educacional: da Exclusão à Emancipação
Modalidade: Curso de Extensão Presencial
Carga horária: 48 horas
Como ingressar: confira os processos seletivos em https://bra.ifsp.edu.br/processos-seletivos-extensao
O curso toma a escola como objeto de estudo a partir da organização do trabalho pedagógico e, ao mesmo tempo, discute a função ideológica da escola e dos processos de avaliação em relação à sociedade contemporânea. São analisados os vários nÃveis de avaliação – aprendizagem (em sala de aula), institucional (escola) e de redes (sistemas) de ensino. Discutem-se novas abordagens para o trabalho pedagógico que permitam visualizar formas de avaliação amparadas à emancipação humana.
Objetivos
- Compreender a relação entre a sociabilidade burguesa e a função social da escola;
- Analisar a função social da escola, a organização do trabalho pedagógico na escola e sua relação com os processos de avaliação;
- Analisar os três processos de avaliação: 1º do ensino e da aprendizagem; 2º Avaliação Institucional Participativa - AIP; avaliação de redes e sistemas;
- Analisar os processos de avaliação e seus impactos nas assimetrias raciais;
- Propor formas alternativas de processos de avaliação.
Público-Alvo
Público em greal que tenha interesse nas áreas técnicas de eletroeletrônica, informática, mecânica, mecatrônica e automação.
Conteúdo Programático
- A educação como campo social de disputa hegemônica
- EMENTA: pretende-se explorar, brevemente, a escola e o processo educativo como um produto de um campo social que se organiza constantemente através de processos de disputas hegemônicas ao longo da história. Busca-se também esclarecer a função social da escola, da avaliação e os processos ideológicos em questão.
- Avaliação do ensino e da aprendizagem
- EMENTA: busca esclarecer e compreender que a avaliação é um processo articulado que se coloca para além da pura e simples aplicação de instrumentos avaliativos. Nesse tema serão abordadas as relações mais amplas, assim como, as repercussões intrÃnsecas à s práticas avaliativas que podem apontar para intervenções e fundamentos formativos e inclusivos, como também, culminar, ainda que não intencionalmente, em processos de exclusão, seletividade e submissão.
- Avaliação Institucional Participativa
- EMENTA: o foco dessa temática é apresentar os fundamentos da avaliação institucional do tipo participativa, além de problematizar seus desdobramentos tanto do ponto de vista da polÃtica educacional de uma rede, como para o coletivo de uma escola.
- Avaliação Externa
- EMENTA: O objetivo é compreender a natureza do processo de avaliação externa, suas relações com o projeto de sociabilidade burguesa, suas implicações para o processo educacional, sobretudo, para a formação humana e para o trabalho docente.
- Avaliação escolar e assimetrias raciais
- EMENTA: Pretende-se problematizar como o habitus professoral e representações raciais estereotipadas sobre a população negra influenciam as práticas pedagógicas dos/as professores/as e contribuem para produção e manutenção de assimetrias raciais.
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