A prática de programação de computadores articulada com os processos de ensinar e aprender em Matemática
Orientador: Daniel Tebaldi Santos
Aluno: Daniel Maria de Aquino
Resumo: A investigação propõe um aprofundamento nos conhecimentos acerca da tendência de ensino: Tecnologias digitais como metodologia de ensino – aprendizagem em Matemática, com o objetivo de analisar aspectos da produção de conhecimento em Matemática mobilizados entre a articulação da prática de programação de computadores e do/a professor/a que ensina Matemática no Ensino Básico. A pesquisa vai se apoiar na concepção filosófica de tecnologia de Vieira Pinto compendiada na sua obra “O conceito de tecnologia” e na teoria histórico-cultural, principalmente na Teoria da Atividade. A abordagem metodológica da pesquisa tem como pressupostos o materialismo histórico e dialético (MHD), pois entende que esse trabalho está associado a um processo de transformação social condicionada por um processo histórico de dimensões lógica, ontológica e epistemológica da realidade objetiva. A pesquisa buscará investigações que associam a prática de programação de computadores com o ensino de Matemática para identificar as concepções de tecnologia abordadas e as situações de ensino e aprendizagens em Matemática configuradas a partir da prática de programação de computadores. Espera-se que esta pesquisa identifique elementos que apontem aspectos da produção do conhecimento em Matemática pelo professor articuladas ao uso dessas tecnologias, de maneira que possam indicar possíveis articulação com a sua prática.
Modalidade: PIBIFSP 2024
Vigência: 01/04/2024 a 02/12/2024
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