Página inicial > Extensão > CEX-Artigos > Arduíno Básico - EaD

Arduíno Básico - EaD

Criado: Quinta, 29 de Outubro de 2020, 18h36

Modalidade: Curso de Extensão a Distância (EaD)

Carga horária: 36 horas

Como ingressar: confira os processos seletivos em https://bra.ifsp.edu.br/processos-seletivos-extensao

O Arduíno é uma plataforma de hardware livre, funcional e fácil de programar, que utiliza dispositivos baratos, sendo dessa forma acessível a estudantes que pretendem desenvolver projetos acadêmicos de tecnologia. A proposta para esse curso é oferecer aos alunos da área técnica e tecnológica conhecimento com a estrutura do hardware e de software do Arduíno, ensinando os conceitos e aplicações de sensores e dispositivos que esse microcontrolador oferece devido a sua ampla utilização nos dias de hoje na área acadêmica. Como o ensino a distância tem sido uma realidade na vida do estudante, essa proposta de curso é oferecer práticas com a plataforma Arduíno de forma remota utilizando o software gratuito da AutoDesk, o Tinkecad. Nele é possível implementar e testar alguns sensores e atuadores com maior segurança e sem a preocupação de danificar componentes.

Dentre os diversos tipos de Arduíno, neste curso será utilizando o Arduíno UNO, que possui processador ATMEGA328, 14 portas digitais, sendo que 6 delas podem ser usadas como saídas PWM, e 6 portas analógicas. Todo material didático e programas utilizados estão disponíveis numa página da Google, para facilitar o acesso a comunidade externa. A programação no Arduíno é realizada na linguagem C, onde os alunos conhecerão, de início, sua estrutura básica, e aprenderão as aplicações especificas ao longo do curso, conforme dispositivos empregados, além da grande quantidade de exemplos que poderão ser utilizados durante o aprendizado.

Público Alvo: Qualquer pessoa com idade mínima de 12 anos e que tenha interesse no curso.

Pré-requisitos: Idade mínima de 12 anos

Conteúdo Programático:

• Introdução e conceitos básicos sobre Arduíno; Pisca LED;
  • Acionamento de LED com chave; Semáforo com LEDs;
  • Semáforo com LED Pisca; Sequencial de LEDs;
  • Controle de LEDs pela Entrada Analógica; Controle de Luminosidade do LED pela saída PWM;
  • Acionamento de LEDs por LDR; Controle de Servo-Motor com Potenciômetro;
  • Controle de Servo-Motor via Monitor Serial; Controle com Servo-Motor simultaneamente;
  • Acionamento de Motor DC com drive L293D;
  • Controle de Velocidade de Motor DC via PWM; Sensor de Temperatura LM35 e TMP36;
  • Acionamento de Motor de Passo com drive L293D; Sensor ultrassom;
  • Teclado Matricial 4x4; Display LCD;