Página inicial > Extensão > CEX-Artigos > Eletrônica Básica - Modalidade Remota

Criado: Terça, 02 de Agosto de 2022, 17h39

Modalidade: Curso de Extensão – Modalidade à Distância

Carga horária: 50 horas

Como ingressar: Confira os processos seletivos em https://bra.ifsp.edu.br/processos-seletivos-extensao

A eletrônica é uma área de conhecimento dedicada ao aproveitamento da eletricidade (em baixas correntes) para diversos tipos de aplicações amplamente presentes no cotidiano das pessoas. Essas aplicações são implementadas por meio de componentes eletrônicos interconectados em circuitos e podem ter diversos níveis de complexidade.

A construção e compreensão de circuitos eletrônicos articula saberes elementares da Física, relacionados a eletricidade, o comportamento dos componentes eletrônicos nos circuitos, o uso de instrumentos de medição, placas de ensaio e outros elementos, bem como conhecimentos procedimentais.

Outro aspecto relevante da Eletrônica se observa em suas duas grandes áreas: Eletrônica Analógica e a Eletrônica Digital. Ainda que essas áreas muitas vezes caminhem juntas, e estão presentes no mesmo circuito, para uma abordagem didática é estratégica a sua utilização.

Com o advento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, as possibilidades de proporcionar contato dos estudantes com os saberes práticos em um contexto EaD se ampliou, de forma que ainda que o curso tem forte viés prático por apoiar-se em laboratórios virtuais disponíveis em plataformas online gratuitas e em simuladores de eletrônica Open Source.

A proposta deste curso Introdução a Eletrônica é aproximar os alunos desta área de conhecimentos por meio de circuitos de baixa complexidade, ensinando conceitos de eletroeletrônica, instrumentos de medidas e prototipação de circuitos.

Objetivo geral do curso: Proporcionar conceitos básicos de eletroeletrônica, para principiantes que desejam continuar futuramente, seus estudos em cursos técnicos regulares. Preparar todos aqueles que desejam obter os conhecimentos básicos de Eletrônica para montagem de pequenos circuitos eletrônicos, bem como adentrar um curso de plataforma Arduino entre outras estruturas SBC.

Objetivos específicos do curso: Aprender os conceitos básicos da eletricidade e componentes e circuitos elétricos elementares;

• Montar circuitos com os seguintes componentes eletroeletrônicos: baterias, transformadores, resistores, diodos, transistores, relés.
  • Adquirir conhecimentos básicos de eletrônica digital.

Público Alvo: Adultos e jovens que desejam conhecer o básico de eletrônica para construir pequenos circuitos eletrônicos

Pré-requisitos:

• Ensino Fundamental completo.
  • Possuir computador pessoal e acesso à internet

Conteúdo Programático:

1- Apresentação do Curso e conceitos de eletricidade;

2- Corrente, tensão e potência elétrica;

3- Corrente AC e DC;

4- Resistencia elétrica, lei de ohm e código de cores;

5- Ligação em serie e paralelo;

6- Capacitores com aplicação em DC e AC;

7- Indutores com aplicação em DC e AC;

8- Conceito básico de transformador;

9- Junção PN e Diodo Semicondutor;

10- Fonte de alimentação meia onde, onda completa;

11- Conceito básico de transistor;

12- Chaveamento e amplificador básico usando transistor;

13- Conceito de amplificador operacional básico;

14- Logica de Boole;

15- Números binários e hexadecimais;

16- Eletrônica digital combinatória;

17- Pequenos circuitos combinatórios;

18- Eletrônica digital sequencial;

19- Pequenos circuitos sequenciais;

20- Avaliação final do curso.