Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Gestão de Pessoas > CGP-Artigos > Função de Apoio à Gestão e Setor SUAP
Incio do contedo da pgina

Função de Apoio à Gestão e Setor SUAP

Criado: Segunda, 22 de Setembro de 2025, 09h23 | Última atualização em Segunda, 22 de Setembro de 2025, 12h56

FUNÇÃO DE APOIO À GESTÃO

A Função de Apoio à Gestão (FAG) não possui retribuição financeira e tem como objetivo auxiliar as diferentes unidades do IFSP, podendo ser criada para o suporte nas atividades relacionadas ao escopo administrativo, bem como de ensino, pesquisa, extensão ou inovação. A FAG deverá estar vinculada a um setor existente, em conformidade com o Regimento Geral do IFSP. A carga horária destinada para a execução das atividades da FAG será definida de acordo com o interesse da Administração e deverá constar na Portaria de Designação da FAG ao servidor.

Após a criação do setor, a inserção ou retirada de servidores com acesso adicional deve ser realizada pela presidência do Conselho, Comitê, Comissão ou Núcleo.

Informações a respeito de criação/extinção de FAG (CLIQUE AQUI)

 

SETOR SUAP

Hoje no SUAP temos dois tipos de setores: 

  1. Os setores formais, que são setores que constam no regimento do IFSP e obrigatoriamente possuem função atrelada (CD/FG/FCC). Os setores têm servidores em exercício e são informados no SUAP através de procedimento sistêmico de extração de informações do SIAPE;
  2. Os setores informais, aqueles que não constam em regimento ou, ainda, constam em regimento e não possuem função atrelada (CD/FG/FCC); podendo ser Função de Apoio a Gestão (FAG), Conselho, Comitê, Comissão ou Núcleo. O “setor” não possui nenhum servidor em exercício neste e os servidores possuem apenas um acesso adicional (para fins de tramitação de processos e documento eletrônico).

No caso de setor formal, a alteração dentro de uma mesma unidade (Campus ou Reitoria), deverá ser formalizada por meio do preenchimento do Requerimento/Processo:

No caso de Exoneração de Cargo de Direção, dispensa de Função Gratificada, dispensa de Função Comissionada de Coordenação de Curso: (CLIQUE AQUI)

No caso de Nomeação para Cargo de Direção ou Designação Função Gratificada:  (CLIQUE AQUI)

O procedimento não se aplica para situações de alteração envolvendo unidades distintas (remoção ou projeto institucional), que deverão ser realizados de acordo com os instrumentos específicos. 

 

 

registrado em:
Fim do contedo da pgina