Página inicial > O que é? > Notícias > COVID-19: IFSP produz 10 mil protetores faciais para doação às equipes de saúde

COVID-19: IFSP produz 10 mil protetores faciais para doação às equipes de saúde

Publicado: Terça, 14 de Abril de 2020, 18h54 | Última atualização em Quarta, 22 de Abril de 2020, 14h19

Voluntários da comunidade do Câmpus Bragança Paulista trabalham na produção das máscarasO IFSP, por meio de uma ação da Inova (Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia) e da Pró-reitoria de Administração (PRA), está produzindo protetores faciais em escala. Em uma ação coordenada entre diferentes câmpus, setores e empresas do arranjo produtivo local, são preparadas máscaras face shields, usadas para proteção dos profissionais de saúde envolvidos no combate à pandemia do coronavírus (médicos, enfermeiros, SAMU etc).

Para a produção das face shields estão sendo organizadas linhas de montagem em alguns câmpus e na sexta-feira passada, dia 10, a primeira entrou em funcionamento no Câmpus Bragança Paulista. Por meio de acordo de cooperação com a Associação do Núcleo de Excelência em Ferramentaria de Bragança Paulista (ANEF-BP), empresas da região produzem peças dos suportes das máscaras, que posteriormente são embalados com a viseira em acetato por voluntários da comunidade acadêmica do câmpus.  A previsão é que essas linhas funcionem também em São Paulo e Sorocaba.

“De todo o caos que a pandemia gerou, creio que temos coisas boas a apontar: a parceria com o arranjo produtivo local, por meio da Anef BP, viabilizou esta ação e temos muitos voluntários que se dispuseram a sair de casa para poder ajudar quem mais precisa de proteção neste momento, as equipes de saúde”, conta o prof. João Roberto Moro, diretor geral do Câmpus Bragança Paulista, comemorando a união em torno da causa.

A previsão é que nesta semana pelo menos 10 mil protetores sejam repassados aos câmpus, para que estes os encaminhem a instituições regionais de saúde que trabalham diretamente no combate ao coronavírus.

Como o IFSP está trabalhando para esta produção

A ação foi organizada da seguinte maneira: a PRA providenciou R$ 80 mil em recursos — provenientes de emendas parlamentares e da Setec — para a compra do acetato que compõe a parte da frente das face shields. Em paralelo a isso, a Inova articulou com empresas o corte desse acetato a doação dos suportes de cabeça . Também por meio da Inova e da reitoria, foi solicitado aos câmpus que fizessem um levantamento das demandas regionais pelos protetores, que até agora somam quase 10 mil pedidos.

Segundo o diretor da Inova, Alexandre Chahad, a ponte com o arranjo produtivo tem sido essencial neste momento. Ele diz que há um empenho grande do IFSP em conseguir o maior número de parceiros possível para que assim consiga colaborar no atendimento das demandas da sociedade neste período de pandemia. Até agora, contribuíram com doações as seguintes empresas: Cocal Energia Responsável, Sicoob, CleAlco Açúcar e Álcool S.A, Anef BP e Reis Ferramentaria. De acordo com Chahad, a estimativa é que o IFSP consiga produzir e distribuir, além dos 10 mil já previstos para esta semana , pelo menos mais 30 mil protetores faciais.

O pró-reitor de Administração, Silmário dos Santos, acredita que agir de maneira rápida e propositiva em cenários como o atual, como tem feito o IFSP, é imprescindível, estando no DNA das instituições governamentais em geral, e no da gestão atual do Instituto em particular. “Faz parte do nosso papel social”, diz.

Nessa mesma direção, o reitor Eduardo Modena afirma que o empenho do IFSP em produzir e doar face shields, assim como álcool glicerinado e máscaras de TNT, é uma maneira  de retribuir à população todos os impostos pagos por ela, o que de alguma forma, segundo ele, é o que o mantém as instiuições públicas funcionando. O reitor faz questão de elogiar e reconhecer os esforços de gestores, servidores e alunos que, em parceria com o setor produtivo, estão se mobilizando para ajudar no combate à pandemia.

As primeiras 1500 máscaras face shield produzidas e embaladas no Câmpus Bragança Paulista

Com base em artigo publicado originalmente em https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/1366-ifsp-produz-10-mil-protetores-faciais-para-doacao