Página inicial > O que é? > Notícias > Inscreva-se já para participar das Olimpíadas de Física e de Astronomia

Inscreva-se já para participar das Olimpíadas de Física e de Astronomia

Publicado: Sexta, 18 de Mai de 2018, 10h07 | Última atualização em Sexta, 18 de Mai de 2018, 10h41
imagem sem descrição.

Estão abertas as inscrições para estudantes do Câmpus Bragança Paulista do IFSP que quiserem participar das olimpíadas de Física e de Astronomia.

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), com objetivos de despertar e estimular o interesse pela Física; proporcionar desafios aos estudantes; aproximar a universidade do Ensino Médio; identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas. Ela é desenvolvida em 3 fases.

Em 2017 o IFSP-BRA teve 33 participantes, sendo 9 classificados para a 2ª fase, e 1 classificado para a 3ª fase.

Em 2018 as provas ocorrerão nos dias:

• 10/05 - 1ª fase - às 14 horas na sala A501
  • 18/08 - 2ª fase
  • 06/10 - 3ª fase

Já a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) Ã© realizada anualmente (desde 1998) pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. Tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais. Ela é desenvolvida em apenas 1 fase.

Em 2017 o IFSP-BRA teve 32 participantes, sendo 1 premiado com a medalha de prata e sendo convidado a participar da seletiva para a equipe nacional, que representa o Brasil nas olimpíadas internacionais desse tema.

Os estudantes do IFSP-BRA que quiser se inscrever basta realizar a inscrição para a prova pelo link: https://goo.gl/forms/khUIgu2Tiy5Fri8a2. Para participar da OBA, utilize o link https://goo.gl/forms/lcAtPg8rjACCtwyk1

Estudantes de outras escolas devem procurar seu professor representante local para a participação.