Métodos e Técnicas de Ensino para Consolidar o Siginificado dos Conceitos sobre o Tema de Frações
Nome do Orientador: Marina Mitie Gishifu Osio
Nome do Aluno: Francisly Vila Nova Piovani
Resumo: Avaliações, de um modo geral, apresentam algumas situações problemas que levam os estudantes a fazerem conexões entre os conceitos formalizados e também a recorrerem a alguma estratégia para resolver problemas. Ter conceitos formalizados depende de uma aprendizagem significativa que leva estudantes a realizar associações que, por sua vez, oportunizam mais estratégias, alternativas sem lacunas, para resolver um problema. Visando uma aprendizagem mais efetiva para todos os alunos, o professor recorre a diferentes metodologias de ensino e muitas vezes não alcança esse objetivo, visto que muitos alunos acabam apresentando um baixo desempenho. Nesse contexto, surgem questionamentos sobre o que mais se pode fazer para melhorar a qualidade do ensino. Uma alternativa seria aplicar um teste, logo no inÃcio do ano, com a finalidade de coletar dados que categorize a turma e, com isso, já ter indicativos quanto à metodologia mais apropriada para que a turma apresente um melhor desempenho. Para que os conceitos sobre o tema frações sejam de fato apropriados pelos estudantes, um recurso indicado é o estojo de frações com a metodologia resolução de problemas e o objetivo dessa pesquisa é investigar a relação entre caracterÃsticas da turma e a adequação da mesma ao método.
Modalidade: PIBIFSP
Vigência: 01/03 a 30/11 de 2017
Redes Sociais