Página inicial > Projetos de Iniciação Científica > UML blindfolded Módulo de Aplicação de auxílio educacional ao cego na construção de Diagramas de Máquina de Estado

Criado: Domingo, 30 de Julho de 2017, 15h10

Nome do Orientador: Ana Paula Muller Giancoli

Nome do Aluno: Henrique Augusto Shiraishi

Resumo: Dentro do contexto acadêmico e na vida profissional nas áreas correlatas a tecnologia de informação, a Linguagem de Modelagem Unificada (UML) desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de um software de qualidade. A UML é um conjunto de notações gráficas utilizada para modelar sistemas sendo considerada parte central das atividades envolvidas na construção, documentação e implementação de softwares, por meio de especificação, visualização, modificação, construção e documentação de artefatos de projetos de software orientados a objetos. É composta por treze diagramas subdivididos em estruturais, implementação, comportamentais e interação. O presente projeto de pesquisa visa o desenvolvimento do módulo de aplicação de auxílio educacional ao cego na construção de diagrama de máquina de estado da plataforma UML blindfolded de auxílio educacional ao cego no gerenciamento de diagramas UML. UML blindfolded possibilita ao estudante cego gerenciar e manipular seus diagramas no ambiente web por meio de tecnologias online, assistivas, acessíveis e de qualidade, além de hospedar os módulos de aplicações geradas para cada um dos diagramas da UML a serem desenvolvidos em outros projetos de pesquisas futuros, possibilitando a inclusão de pessoas portadoras dessa deficiência no curso superior nas áreas ligadas a Tecnologia da Informação.

Modalidade: PIVICT

Vigência: set/16 a ago/17