Página inicial > Últimas Notícias > Viagem ao Vale da Eletrônica

Viagem ao Vale da Eletrônica

Criado: Segunda, 08 de Outubro de 2018, 10h20

O IFSP de Bragança Paulista, via programa Conexão Indústria, lotou um ônibus de 52 lugares para viajar até cidade de Santa Rita do Sapucaí - MG, conhecida como "Vale da Eletrônica". Localizada no Sul de Minas Gerais, a menos de 2 horas de Bragança Pta, a cidade com cerca de 40 mil habitantes é referência nacional no desenvolvimento tecnológico e conta com um acervo produtivo com mais de 150 empresas que juntas geram aproximadamente 14.200 empregos e faturam mais de 3 bilhões ao ano, além de instituições de ensino médio técnico e superior e 03 incubadoras de empresas com várias startups incubadas, deixando claro a veia empreendedora da cidade.

Viagem ao Vale da Eletronica 01 A viagem que durou o dia todo, das 7h00 da manhã às 18:30 da noite, contou com a participação de alunos dos cursos técnicos integrado e concomitante e também da Engenharia, acompanhados por quatro professores: Edilson R. B. de Jesus, Enzo Gaudino Mendes, Marcos Alexandre Fernandes e Zamith França Neto.

O primeiro local visitado foi a Usina Solar Padre Furusawa, instalada no campus da Escola Técnica Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC), fruto de uma iniciativa de três unidades da Rede Jesuíta de Educação - RJE. Inaugurada em junho deste ano e através de um investimento de R$ 5 milhões, a usina possui 4200 painéis solares espalhados em uma área de 14 mil metros quadrados, gerando de 1,113 megawats a 1,5 gigawatts por ano.

Por último, a caravana de Bragança Paulista fez parada no Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL para visitar sua Feira Tecnológica - FETIN. Além de conhecer a estrutura e laboratórios do campus voltados para as áreas de automação, telecomunicações, computação, e também Biomédica (laboratórios de anatomia, fisiologia e equipamento médico hospitalares), os alunos do IFSP participaram de atividades práticas no Espaço Maker da instituição (solda de componentes eletrônicos, óculos de realidade virtual, robótica, etc).

Um dos alunos participantes aprovou a experiência proporcionada pela excursão: "Estas oportunidades ampliam nossos horizontes e nos permitem enxergar o que nosso curso pode nos proporcionar". Outro participante também reforça o discurso: "Achei muito bom, uma ótima oportunidade para conhecer novas tecnologias”.

Viagem ao Vale da Eletronica 02

Durante a visita nossos alunos também tomaram conhecimento do andamento de pesquisas para as áreas de IoT (Internet das Coisas) e 5° Geração de Telefonia Celular (5G), esta última, tendo o INATEL desempenhado papel fundamental e de liderança no mundo.

"A equipe do programa Conexão Indústria, entende que proporcionar atividades como esta, auxilia na complementação da formação do corpo discente, proporciona ao aluno oportunidades de melhor se identificar com o curso que escolheu e consequentemente contribui para a redução da taxa de evasão" comentou o professor Edilson R.B de Jesus, um dos coordenadores do programa.