Página inicial > Últimas Notícias > Instituto Federal de São Paulo tem inscrições abertas para cursos técnicos gratuitos

Criado: Sexta, 03 de Maio de 2019, 10h42
imagem sem descrição.

Estão abertas as inscrições para 80 vagas para cursos técnicos gratuitos em Mecatrônica, oferecidos em Bragança Paulista pelo Instituto Federal de São Paulo, para o 2º semestre de 2019.  As inscrições seguem até o dia 5 de junho. As oportunidades são para quem está cursando ou para quem já concluiu o ensino médio. Não há limite de idade e a seleção é feita por meio de análise de currículo escolar.

Modalidades de curso

O curso Técnico em Mecatrônica é oferecido nos períodos vespertino e noturno, em duas modalidades:

- técnicos concomitantes ao ensino médio - para os estudantes que estejam cursando o segundo ou o terceiro ano do ensino médio em quaisquer instituições de ensino e desejam estudar o técnico no IFSP e os técnicos subsequentes ao ensino médio;

- técnicos subsequentes - voltados àqueles que já concluíram o ensino médio, não importa há quanto tempo, pois não há idade limite para ingresso nesses cursos.

Entenda o processo seletivo

Não há prova! O processo de seleção se dá por meio da análise do currículo escolar do último ano do ensino fundamental (9º ano ou antiga 8ª série), que o candidato insere no sistema de inscrição online. São avaliadas as notas ou conceitos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática,

Quem concluiu o ensino fundamental por meio de exames de certificação de competências ou de avaliação de jovens e adultos, como o Encceja e o Enem, também deve inserir as notas obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática.

A classificação dos candidatos segue a distribuição das vagas a que estão concorrendo: há reserva de vagas para aqueles que estudaram integralmente em instituições públicas, baixa renda, pessoas com deficiência, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e há vagas para ampla concorrência.

Como fazer sua inscrição

O candidato acessar a página da internet (processoseletivo.ifsp.edu.br), para ler o Edital nº 239/2019 na íntegra, e tirar todas as dúvidas sobre o processo seletivo, os cursos disponíveis e os documentos necessários. Em seguida, deve assistir o tutorial de inscrição, cadastrar-se na plataforma e efetuar sua inscrição. O prazo final para inscrição é dia 5 de junho.

Acesse o edital e inscreva-se no site processoseletivo.ifsp.edu.br.

Em caso de dúvidas ou outras informações, envie e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Diplomas estrangeiros – Os candidatos estrangeiros ou brasileiros que cursaram o ensino fundamental no exterior devem preencher as notas ou conceitos obtidos pela disciplina de Matemática e Língua Oficial escolar do país onde estudou.

Nome social – Em consonância com a Portaria IFSP n°2.102, de 13 de maio de 2014, o Instituto Federal de São Paulo assegura ao candidato transgênero o direito de ser tratado pelo gênero e pelo nome social durante a realização do processo seletivo.

Acessibilidade – O Edital n° 239/2019 pode ser traduzido automaticamente para Língua Brasileira de Sinais por meio da suíte de ferramentas do "VLibras". Acesse o portal: http://www.vlibras.gov.br/.

Datas importantes

Cronograma Processo Seletivo IFSP 02/2019

Publicação Edital

29/04/2019