Página inicial > Últimas Notícias > COVID-19: como proceder em caso de suspeita do Coronavírus

COVID-19: como proceder em caso de suspeita do Coronavírus

Criado: Sexta, 13 de Março de 2020, 20h32

Coronavírus: informações do Comitê de Crise

Suspensão do calendário acadêmico, por tempo indeterminado

Com a confirmação de pandemia de Covid-19 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), considerando as inúmeras informações e orientações a respeito do coronavírus que vêm sendo veiculadas na grande imprensa, e em consonância com as recomendações dos órgãos oficiais, o IFSP apresenta o seu protocolo de conduta, a ser adotado em todas as suas unidades, especialmente por estudantes e servidores que tenham viajado a países com registro de infecção pelo novo coronavírus e/ou tenham familiares próximos na mesma situação. Assim, segundo o Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a Instrução Normativa 19, de 12 de março de 2020 (Ministério da Economia), e os órgãos de controle, recomendamos à comunidade acadêmica do IFSP as orientações a seguir.

ATENÇÃO: mesmo com as suspensão das aulas presenciais, o Comitê de Crise continua o monitoramento dos casos no IFSP, seguindo os procedimentos indicados aqui.

ORIENTAÇÕES AOS ESTUDANTES DO IFSP

Em casos suspeitos, prováveis ou confirmados de doenças pelo coronavírus:

ORIENTAÇÕES AOS SERVIDORES DO IFSP

Em casos suspeitos, prováveis ou confirmados de doenças pelo coronavírus:

ORIENTAÇÕES GERAIS

• Suspender temporariamente todas as atividades extracurriculares, como aulas inaugurais, posses, cerimônias e eventos acadêmicos.
  • Evitar viagens internacionais não essenciais de docentes, discentes e técnicos administrativos. Aos que tenham retornado dessas viagens, mesmo que assintomáticos, é recomendado trabalho remoto (ou atividades educacionais a distância) por 14 dias, ou até que o diagnóstico seja descartado, contados a partir da data de retorno. A medida é condicionada à comprovação documental da viagem à chefia imediata (servidores) ou à Coordenação de Curso (estudantes).
  • Priorizar a realização de reuniões virtuais, por videoconferência, webconferência e demais dispositivos a distância.
  • Ajustar, sempre que necessário, o regime de trabalho e as atividades acadêmicas de integrantes da comunidade acadêmica que pertençam aos grupos vulneráveis (idosos, gestantes, pessoas com doenças crônicas ou com imunodeficiência), visando minimizar sua exposição ao vírus. Entendem-se por doenças crônicas: nefropatias, pneumopatias, cardiopatias, diabetes e condições oncológicas.

Informações extraídas da Nota da Reitoria de 13/03/2020 - disponível em https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/1308