Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Processo seletivo para cursos técnicos: acompanhe as convocações para matrícula
Incio do contedo da pgina

Processo seletivo para cursos técnicos: acompanhe as convocações para matrícula

Criado: Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 19h30

O IFSP oferece 5.443 vagas para cursos técnicos gratuitos em 36 câmpus para o primeiro semestre de 2021. A seleção dos candidatos será feita por meio de análise de histórico escolar. Não há provas! As inscrições devem ser realizadas online de 7 de dezembro a 24 de janeiro.  

Portal do Candidato

Tutoriais para matrícula na plataforma Gov.br

Vagas remanescentes

Em Bragança Paulista, há vagas para os cursos técnicos em Eletroeletrônica, Informática e Mecânica integrados ao Ensino Médio (em período integral) e para o curso técnico concomitante ou subsequente em Mecatrônica (nos períodos vespertino e noturno)

Em caso de dúvidas, recursos contra o edital ou outras informações, enviar e-mail para estudeaqui@ifsp.edu.br

AVISO: Devido a instabilidade no sistema de inscrições por meio de dispositivos móveis, recomendamos que as mesmas sejam realizadas apenas em computadores. Estamos trabalhando para que solucionar o problema.

 

Sem prova! 

Assim como nas edições anteriores, a seleção dos candidatos será feita por meio de análise de histórico escolar. Os candidatos devem informar as notas ou conceitos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática obtida no Ensino Fundamental. 

Os interessados devem ler atentamente o Edital nº 494/2020, realizar o cadastro no Portal do Candidato e preencher o formulário eletrônico de inscrição e o questionário socioeconômico. Cada candidato poderá efetivar apenas uma única inscrição neste processo. 

Edital n° 494/2020 pode ser traduzido automaticamente para Língua Brasileira de Sinais por meio da suíte de ferramentas do "VLibras". 

 

Para todas as idades

Não há limite de idade para estudar no IFSP. Não importa se você está terminando o ensino fundamental agora ou se você concluiu o ensino médio há muitos anos. O Instituto Federal oferece chances de estudo, qualificação e recolocação no mercado de trabalho para todos. Procure a modalidade de curso para o seu perfil e escolha a sua área preferida!

 

Aprendizado integral

No Instituto Federal de São Paulo você se prepara para ser um profissional tecnicamente capacitado e ao mesmo tempo um cidadão crítico e participativo. Aqui o estudante aprende que a tecnologia pode caminhar lado a lado com o desenvolvimento sustentável e que cuidar do planeta também é promover o progresso. Nossos alunos são capacitados para desenvolverem inovações tecnológicas voltadas para atender à necessidade de quem mais precisa e convivem em um ambiente que respeita a diversidade e promove igualdade social, racial e de gênero.

O objetivo do IFSP é garantir o ingresso, a permanência e o êxito dos nossos alunos, de modo que a passagem pelo Instituto os ajude a conquistar tudo o que quiserem.

 

Modalidades de cursos

São oferecidos cursos em três modalidades diferentes: 

1) curso técnico integrado ao ensino médio: o candidato deve ter concluído o ensino fundamental. Ele cursará o ensino médio e o técnico no IFSP; 

2) curso técnico concomitante ao ensino médio: o candidato deve estar matriculado no ensino médio em outra instituição de ensino. Ele cursará apenas o ensino técnico no IFSP; 

3) curso técnico subsequente ao ensino médio: o candidato deve ter concluído o ensino médio. Ele cursará apenas o ensino técnico no IFSP.

 

Datas

 

Documentação

 

Outras seleções

Processo seletivo 2021/1: Câmpus Sertãozinho abre inscrições

 replicado de https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/1942-processo-seletivo-para-cursos-tecnicos-inscricoes-a-partir-de-7-de-dezembro (Última atualização em Quarta, 17 de Fevereiro de 2021, 12h01)

 

 

(atualizado em 04/02/2021) Processo seletivo para cursos técnicos: interposição de recurso contra a relação de inscrição divulgada em 03/02

Como previsto no Edital nº 494/2020, foi divulgada nesta quarta-feira a Relação preliminar das inscrições do Processo seletivo para cursos técnicos. Destaca-se que essa é a lista de inscritos, e não a de aprovados no processo seletivo. 

Se a inscrição estiver como confirmada não é necessária nenhuma ação no momento, mas é importante manter atenção a todas as próximas datas e etapas do processo seletivo. Importante: candidatos que tiveram a inscrição deferida/confirmada não devem solicitar recurso.

Se a inscrição tiver sido indeferida, é possível retificar dados ou arquivos por meio de recurso contra a relação de inscrição, entre os dias 04 a 07/02/2021. Nesse período, ao acessar o Portal do Candidato e entrar com o CPF e senha cadastrados, o candidato poderá ver o motivo do indeferimento. Ao escolher a opção "abrir recurso" é possível corrigir a inscrição, enviando TODOS os dados e notas novamente (será possível anexar o histórico, boletim escolar ou outro documento que possa ser necessário). Ao descrever a justificativa e enviar a solicitação (se quiser, é possível salvar a tela final, para comprovação), esta passará por nova análise. O resultado dos recursos e a relação das inscrições confirmadas serão divulgadas em 12/02/2021.

Veja o passo a passo a seguir:

{phocadownload view=file|id=2922|target=s}

 

 

(atualizado em 12/02/2021) Processo seletivo para cursos técnicos: confira as informações das inscrições confirmadas - recursos em 13 e 14/02

Como previsto no Edital nº 494/2020, foi divulgada a relação de Inscrições confirmadas para o Processo seletivo para cursos técnicos. Destaca-se que essa é a lista de inscritos confirmados após os recursos contra a relação preliminar de inscritos, e não a de aprovados no processo seletivo. 

Considerando o Edital, nesta relação constam apenas os candidatos que tiveram a inscrição deferida, cuja classificação será baseada na Média Final, de acordo com os critérios de desempate previstos no item 6.2 do edital. Não constam nesta relação os candidatos que tiveram a inscrição indeferida e não apresentaram recurso no prazo estipulado, assim como os que tiveram o pedido de recurso indeferido. O motivo do indeferimento pode ser consultado na área restrita do candidato, no endereço: https://processoseletivo.ifsp.edu.br.

Dias 13 e 14/02/2021, caso alguma imprecisão seja verificada neste documento, poderá ser interposto Recurso contra as Inscrições Confirmadas, por meio das seguintes etapas:

  1. Acessar o endereço eletrônico http://ead3.ifsp.edu.br/selecao/recurso/;
  2. No campo “Edital”, encontrar o Edital nº 494, de 04 de dezembro de 2020;
  3. No campo “Nome”, descrever o nome da pessoa inscrita;
  4. No campo “CPF”, descrever o CPF da pessoa inscrita;
  5. No campo “E-mail”, descrever o e-mail da pessoa inscrita;
  6. Preencher o formulário Recurso Contra as Inscrições Confirmadas, Anexo IX do Edital 494/2020, com as informações sobre a solicitação de recurso e os dados da inscrição;
  7. Salvar o formulário em formato PDF
  8. Anexar no campo “Escolher arquivo”;
  9. Clicar em “Enviar” e concluir o pedido.
  10. Para fins de comprovação, salvar a tela final com a mensagem “Seu recurso foi enviado”.

O resultado dos recursos e a Classificação serão divulgados dia 17/02/2021; a 1ª Convocação para Matrícula será divulgada dia 18/02/2021, no endereço www.ifsp.edu.br.

 

 

(atualizado em 17/02/2021) Processo seletivo para cursos técnicos: divulgada a classificação final

Como previsto no Edital nº 494/2020, foi divulgada a Classificação Final para o Processo seletivo para cursos técnicos. Esta Classificação contém o nome de todos os candidatos inscritos, de acordo com as notas obtidas, por câmpus, curso e turno, bem como seus números e informações sobre escolaridade, autodeclaração e deficiência.

A convocação para matrícula será divulgada nesta quinta-feira, dia 18/02/2021 e obedecerá a divisão de vagas constante na Tabela 1. do Edital, definidas pelo item 5.2, e conterão o nome dos candidatos convocados, por curso e turno, de acordo com o número de vagas ofertadas. Primeiramente serão convocados os candidatos classificados dentro do número de vagas para Ampla Concorrência, de acordo com a classificação obtida, independentemente de ter direito às vagas reservadas. A partir do número de vagas para ampla concorrência, serão convocados os candidatos que têm direito às vagas reservadas pela Lei Nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. A existência de vagas em uma determinada lista e a falta de candidatos inscritos para ocupá-las possibilitam a convocação de candidatos de outras listas, conforme Item 7 do Edital.

 

 

(atualizado em 18/02/2021) Processo seletivo para cursos técnicos: divulgada a 1ª convocação para matrículas

Como previsto no Edital nº 494/2020, foi divulgada 1ª Convocação para matrícula, após a publicação da Classificação e de acordo com os critérios de ocupação das vagas. Todos os candidatos listados nesta relação estão convocados para efetuar a matrícula, na plataforma Gov.br, no período de 23/02/2021 até 26/02/2021.

A matrícula deverá ser solicitada pelos candidatos convocados, por meio do portal GOV.BR, conforme orientações constantes no documento de convocação e seguindo os tutoriais disponível na página https://bra.ifsp.edu.br/artigo/2545.

ATENÇÃO:

  • Caso o sistema esteja fora do ar o candidato deverá entrar em contato com o Câmpus através do e-mail matricula.bra@ifsp.edu.br.
  • Serão considerados desistentes os candidatos aprovados em processo seletivo que não efetuarem a matrícula no prazo de (estipulado quando da convocação dos classificados).
  • Será nula, a qualquer tempo, de pleno direito, a matrícula realizada com documentos falsos ou adulterados, ficando o responsável passível de implicações legais.
  • Verificado o não atendimento dos requisitos estabelecidos em edital para ingresso, o diretor-geral do câmpus poderá, a qualquer tempo, indeferir a matrícula do candidato classificado.
  • Caso não sejam preenchidas todas as vagas em 1ª chamada, as próximas convocações serão divulgadas nos endereços eletrônicos de cada Câmpus, juntamente com o número de vagas restantes.

 

 

(atualizado em 08/03/2021) Processo seletivo para cursos técnicos: divulgada a 2ª convocação para matrículas

Como previsto no Edital nº 494/2020, o Câmpus Bragança Paulista do IFSP divulga a 2ª convocação para matrícula, após as matrículas da 1ª chamada e de acordo com os critérios de ocupação das vagas. Todos os candidatos listados nesta relação estão convocados para efetuar a matrícula, na plataforma Gov.br, no período de 09/03/2021 até 12/03/2021.

A matrícula deverá ser solicitada pelos candidatos convocados, por meio do portal GOV.BR, conforme orientações constantes no documento de convocação e seguindo os tutoriais disponível na página https://bra.ifsp.edu.br/artigo/2545.

ATENÇÃO:

  • Caso o sistema esteja fora do ar o candidato deverá entrar em contato com o Câmpus através do e-mail izandro@ifsp.edu.br ou ariianapaulla@ifsp.edu.br.
  • Serão considerados desistentes os candidatos aprovados em processo seletivo que não efetuarem a matrícula no prazo de (estipulado quando da convocação dos classificados).
  • Será nula, a qualquer tempo, de pleno direito, a matrícula realizada com documentos falsos ou adulterados, ficando o responsável passível de implicações legais.
  • Verificado o não atendimento dos requisitos estabelecidos em edital para ingresso, o diretor-geral do câmpus poderá, a qualquer tempo, indeferir a matrícula do candidato classificado.
  • Caso não sejam preenchidas todas as vagas em 2ª chamada, as próximas convocações serão divulgadas nos endereços eletrônicos de cada Câmpus, juntamente com o número de vagas restantes.

 

 

(atualizado em 17/03/2021) Processo seletivo para cursos técnicos: divulgada a 3ª convocação para matrículas

Como previsto no Edital nº 494/2020, o Câmpus Bragança Paulista do IFSP divulga a 3ª convocação para matrícula, após as matrículas da 2ª chamada e de acordo com os critérios de ocupação das vagas. Todos os candidatos listados nesta relação estão convocados para efetuar a matrícula, na plataforma Gov.br, no período de 17/03/2021 até 22/03/2021.

A matrícula deverá ser solicitada pelos candidatos convocados, por meio do portal GOV.BR, conforme orientações constantes no documento de convocação e seguindo os tutoriais disponível na página https://bra.ifsp.edu.br/artigo/2545.

ATENÇÃO:

  • Caso o sistema esteja fora do ar o candidato deverá entrar em contato com o Câmpus através do e-mail izandro@ifsp.edu.br ou ariianapaulla@ifsp.edu.br.
  • Serão considerados desistentes os candidatos aprovados em processo seletivo que não efetuarem a matrícula no prazo de (estipulado quando da convocação dos classificados).
  • Será nula, a qualquer tempo, de pleno direito, a matrícula realizada com documentos falsos ou adulterados, ficando o responsável passível de implicações legais.
  • Verificado o não atendimento dos requisitos estabelecidos em edital para ingresso, o diretor-geral do câmpus poderá, a qualquer tempo, indeferir a matrícula do candidato classificado.
  • Caso não sejam preenchidas todas as vagas em 3ª chamada, as próximas convocações serão divulgadas nos endereços eletrônicos de cada Câmpus, juntamente com o número de vagas restantes.

 

 

(atualizado em 25/03/2021) Processo seletivo para cursos técnicos: divulgada a 4ª convocação para matrículas

Como previsto no Edital nº 494/2020, o Câmpus Bragança Paulista do IFSP divulga a 4ª convocação para matrícula, após as matrículas da 3ª chamada e de acordo com os critérios de ocupação das vagas. Todos os candidatos listados nesta relação estão convocados para efetuar a matrícula, na plataforma Gov.br, no período de 25/03/2021 até 26/03/2021.

A matrícula deverá ser solicitada pelos candidatos convocados, por meio do portal GOV.BR, conforme orientações constantes no documento de convocação e seguindo os tutoriais disponível na página https://bra.ifsp.edu.br/artigo/2545.

ATENÇÃO:

  • Caso o sistema esteja fora do ar o candidato deverá entrar em contato com o Câmpus através do e-mail izandro@ifsp.edu.br ou ariianapaulla@ifsp.edu.br.
  • Serão considerados desistentes os candidatos aprovados em processo seletivo que não efetuarem a matrícula no prazo de (estipulado quando da convocação dos classificados).
  • Será nula, a qualquer tempo, de pleno direito, a matrícula realizada com documentos falsos ou adulterados, ficando o responsável passível de implicações legais.
  • Verificado o não atendimento dos requisitos estabelecidos em edital para ingresso, o diretor-geral do câmpus poderá, a qualquer tempo, indeferir a matrícula do candidato classificado.
  • Caso não sejam preenchidas todas as vagas em 4ª chamada, as próximas convocações serão divulgadas nos endereços eletrônicos de cada Câmpus, juntamente com o número de vagas restantes.

 

registrado em:
Fim do contedo da pgina