Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos-Artigos > Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação
Início do conteúdo da página

Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação

Criado: Quinta, 06 de Outubro de 2016, 22h00

Modalidade: Graduação

Duração: 12 semestres

Turno: Noturno

Como ingressar: Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ou Vestibular Enem IFSP, anualmente* (Para saber mais sobre os processos seletivos para os cursos do IFSP, clique aqui

Coordenação do Curso: Jefferson de Souza Pinto 

Contato:  para entrar em contato com a Coordenação do Curso, utilize o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

*a oferta do curso pode variar a cada ano. Consulte edital específico do processo seletivo

 

O objetivo do curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação do IFSP-BRA (câmpus Bragança Paulista) é formar engenheiros aptos a compreender a realidade da sociedade e dos setores produtivos, de modo a promover avanços científicos e tecnológicos relacionados ao controle e automação, tendo como base uma sólida compreensão de fenômenos e processos, sejam eles, físicos, eletroeletrônicos ou mecânicos.

Horários

Grade e Corpo Docente

Colegiado

Núcleo Docente Estruturante

Procedimento para entrega de TCC

Assim, ao completar o curso de graduação, o Engenheiro de Controle e Automação deve ser capaz de conceber e desenvolver soluções para o atendimento às necessidades, pela combinação integrada dos conhecimentos das áreas mecânica, eletrônica e informática. Objetivando o uso racional e sustentável de recursos, aliado a busca pela eficiência energética dos processos envolvidos.

O Engenheiro de Controle e Automação deve entender de várias áreas do conhecimento e deve ter a competência para se comunicar e ser interlocutor com técnicos de áreas específicas. Nesta perspectiva, o profissional formado pelo curso de Engenharia de Controle e Automação ofertado pelo IFSP-BRA, deve ser capaz de absorver, gerir, dar manutenção, aplicar e desenvolver novas tecnologias, como fonte estimuladora de sua atuação arrojada e criativa na percepção, definição, análise e formulação de soluções de problemas técnicos, tecnológicos, políticos, Ã©ticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, sempre comprometido com o desenvolvimento humano sustentável e a segurança do trabalho.

O Engenheiro de Controle e Automação atua em empresas e indústrias que utilizam sistemas automatizados; em indústrias de máquinas, equipamentos e dispositivos de controle e automação industrial, comercial e predial; em concessionárias de energia, automatizando os setores de geração, transmissão e distribuição de energia; em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

Informações extraídas do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que pode ser acessado na íntegra nos documentos abaixo.

 

Para ingressos a partir do 1º semestre de 2023:

 

Para ingressos anteriores ao 1º semestre de 2023:

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página