Participação em projetos de Iniciação Científica

Criado: Sexta, 29 de Julho de 2016, 17h53

O IFSP oferece três modalidades de iniciação científica: o Programa de Iniciação Científica Institucional (PIBIFSP), o Programa de Iniciação Científica de agências de fomento (PIBIT/PIBIC/PIBIC-EM) e a Iniciação Científica Voluntária (PIVICT). A realização de um projeto de IC, em alguma dessas modalidades, geralmente passa pelas seguintes etapas:

Conheça os projetos de Iniciação Científica desenvolvidos

• Publicação do edital com os prazos e requisitos para a submissão de um projeto por um docente habilitado;
  • Submissão do projeto pelo docente à Coordenadoria de Pesquisa (PIBIFSP e PIVICT) ou PRP (PIBIT/PIBIC/PIBIC-EM);
  • Avaliação dos projetos submetidos;
  • Divulgação dos resultados;
  • Indicação pelo docente do aluno que executará o projeto;
  • Início do projeto.

Esses são os passos gerais, podendo haver alguma diferença no caso de algum edital específico. Dessa forma, todo processo inicia com a submissão de um projeto pelo docente. Ao aluno que queira participar de um projeto de iniciação científica, sugere-se entrar em contato com algum docente e demonstrar esse interesse.

É importante lembrar que no caso da iniciação científica voluntária (PIVICT), não há pagamento de bolsa e o fluxo de submissão de projetos é contínuo, havendo períodos específicos de avaliação. Nas outras modalidades há pagamento de bolsa (com regras e detalhes definidos em cada edital) o que implica que o aluno não exerça outra atividade remunerada.

Mais informações sobre estes e outros programas de pesquisa podem ser obtidas com a Coordenadoria de Pesquisa, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Outras informações sobre as diferentes modalidades de Iniciação Científica podem ser acessadas no portal da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, por meio dos links abaixo