Participe da oficina “Caminhada aleatória e Travessia do rio – possibilidades de abordagem de combinatória e probabilidade na Educação Básica”

Criado: Sexta, 20 de Abril de 2018, 17h48

No dia 28 de abril, sábado, será realizada a oficina “Caminhada aleatória e Travessia do rio – possibilidades de abordagem de combinatória e probabilidade na Educação Básica”, ministrada por Profª Marina Mitie Gishifu Osio e licencianda Francisly Vila Nova Piovani. A atividade é integrante do Projeto de Extensão: “Oficinas pedagógicas de matemática para educação básica”, e será realizada das 9h às 12h, no sala A504 do Câmpus Bragança Paulista do Instituto Federal de São Paulo, localizado à Av. Major Fernando Valle, 2013 - São Miguel - Bragança Paulista - SP.

Resumo: Saber tomar decisões assertivas ou mais próximo disso em um contexto em que a aleatoriedade se faz fortemente presente requer a avaliação de possíveis resultados de um jogo e análise do que é mais provável ou não de ocorrer. A análise combinatória e probabilidade se faz presente em situações como essa, pois ela desperta o senso crítico, que são alguns dos objetivos que se espera desenvolver nos estudantes desde cedo. Para introduzir os conceitos de análise combinatória e probabilidade apresentamos nesta oficina duas atividades que podem ser utilizadas em sala de aula, uma para análise combinatória conhecida como passeio aleatório e outra atividade envolvendo conceitos de probabilidade por meio da travessia do rio. Elas são atividades de baixo custo e de fácil desenvolvimento propiciando a utilização de material concreto em sala de aula.
A oficina é voltada para professores da educação básica, para estudantes do curso de licenciatura e interessados na área de educação estatística.

Haverá certificados aos participantes e, para participar, é necessário fazer a inscrição por meio do link: http://goo.gl/7ogwgk

Público alvo: Professores e estudantes de licenciatura e demais interessados.

Local: IFSP – Bragança Paulista - A 504
Data: 28/04, sábado
Horário: 9h - 12h

IFSP EM NOVO ENDEREÇO