Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apoio ao Ensino > CAE-Artigos > Regras de Convivência
Início do conteúdo da página

Regras de Convivência

Criado: Sexta, 31 de Março de 2023, 07h00

Por que precisamos de regras de convivência bem definidas?

No cotidiano escolar, são inúmeros os espaços e as oportunidades para a ocorrência de conflitos. Afinal, os conflitos fazem parte da vida em sociedade e na escola isso não é diferente. A diversidade de opiniões, posturas e visões de mundo, bem como as diferentes concepções do que é ou do que deveria ser o IFSP-BRA fazem parte do dia-a-dia em nosso câmpus. Lidar com essa diversidade de opiniões é sempre um grande desafio, e construir consensos certamente não é fácil. Mas enquanto instituição educativa, a transparência acerca das regras e da forma como tratamos determinados assuntos é fundamental. Elas ajudam a orientar nossas ações, evitando a ocorrência de abordagens diferentes para situações semelhantes. Também são educativas ao trazerem objetividade e transparência ao contrato pedagógico, o qual não se limita às ações dentro da sala de aula. 

 

A pesquisa de opinião realizada em 2022

Ao longo do mês de novembro de 2022, a Coordenadoria de Apoio ao Ensino realizou uma pesquisa de opinião sobre as regras de convivência no câmpus junto a servidores e estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, por meio de um formulário consultivo. O acesso ao formulário ocorreu mediante login pelo email institucional, o qual não foi registrado no envio das respostas. Portanto, nesse caso apenas a comunidade interna do IFSP-BRA pôde responder à pesquisa, mas não identificamos os usuários.  

O referido formulário foi criado como uma ferramenta auxiliar no processo de construção das regras de convivência do câmpus e foi uma ação que teve como foco principal os temas e questões pertinentes aos estudantes do ensino médio. Nosso objetivo foi colocar em pauta algumas propostas para o câmpus, bem como abrir a possibilidade para o envio de novas propostas. As respostas a este instrumento foram de caráter consultivo, no intuito de mapear as opiniões e percepções da nossa comunidade acadêmica. 

Os resultados dessa pesquisa são apresentados a seguir:

 

A construção de um manual de regras de convivência: 1ª versão

No início do ano letivo de 2023, foi elaborada uma primeira versão de um Manual de Boa Convivência do IFSP-BRA. O documento tratatava de temas relacionados ao cotidiano do câmpus, incluindo:

  • As premissas básicas de convivência.
  • O uso correto da carteirinha estudantil.
  • Os cuidados necessários nos diferentes ambientes do câmpus.
  • O serviço de achados e perdidos.
  • O uso da quadra poliesportiva.
  • Os jogos permitidos no câmpus.
  • Orientações sobre as demonstrações de afeto.
  • Orientações sobre como questionar as regras.

Para criar esse documento, foi considerada uma série de fatores, entre eles: o Regulamento Disciplinar Discente, que já é um documento normativo do IFSP; algumas necessidades operacionais do IFSP-BRA; diálogos com os docentes e outros setores do câmpus, realizados em outubro de 2022; e os resultados da pesquisa de opinião aplicada em novembro de 2022.

 

Atualizando o manual: 2ª versão

No início de 2024 foi publicada a segunda versão do Manual. Esta amplia os temas abordados no documento, que passou a incluir orientações sobre:

  • Cultura de paz.
  • Combate ao bullying.
  • Cuidados com a saúde.
  • Prevenção de acidentes. 
  • Cuidados com limpeza e organização. 
  • Atualização dos dados cadastrais. 
  • Respeitando a autonomia docente. 

Ela também faz algumas revisões de tópicos da primeira versão, com base na experiência do ano letivo de 2023. Além disso, sugere-se que os temas sejam trabalhados com os estudantes ao longo de todo o ano letivo, em um processo de formação contínua, por meio de tutorias e ações de diálogo com as turmas. Nesta versão atual, o manual ganhou uma perspectiva mais educativa, com princípios e cuidados básicos para a convivência no campus. 

 

A segunda versão do manual está disponível no link abaixo:

 

A ideia do manual é que ele possa ajudar na definição das regras de convivência do IFSP-BRA e na comunicação clara dessas regras. Entendemos que toda versão do manual é uma etapa de um processo em construção, que deve sempre permanecer aberto ao diálogo. Por isso, ações como debates, rodas de conversa e palestras sobre os temas de interesse coletivo são igualmente importantes. Uma das possíveis formas de enviar propostas de alterações ou inclusões para o manual é utilizando o formulário no link abaixo:

Envie propostas para o Manual de Boa Conviviência

 

Como posso propor temas para debates ou apresentar a demanda de uma palestra informativa?

Se você gostaria de propor um tema para debate ou palestra, sempre pode encaminhar a sugestão para a Coordenadoria de Apoio ao Ensino (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou diretamente para a Diretoria Educacional do câmpus (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Porém, recomendamos que as propostas também sejam apresentadas nos diferentes momentos de diálogo, como em reuniões e assembleias, sejam estas ações da gestão do câmpus, do corpo docente ou das organizações estudantis, como o grêmio e os centros acadêmicos. 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página